O montante de divisas disponibilizadas no mercado primário reduziu cerca de 7% em Julho.

O Banco Nacional de Angola disponibilizou, durante o mês de Julho, cerca de 847,08 milhões EUR, representando uma redução de aproximadamente 7% em comparativamente ao montante registado no mês anterior. Apesar da diminuição, o valor corresponde ao quarto montante mais elevado desde o início deste ano. Destaque-se que a taxa de câmbio no mercado primário permaneceu inalterada, situando- se em 185,49 KZ por cada unidade de euro.

A produção petrolífera referente ao mês de Julho registou uma redução de 19,3 mil barris/dia. A produção petrolífera, tendo como referência as fontes secundárias, reduziu 19,3 mil barris/dia no mês de Julho, situando- se em 1,664 milhões barris/ dia.

A redução registada na produção do Iraque, Angola e Venezuela não foi suficiente para limitar a produção do cartel que pelo quarto mês consecutivo aumentou a sua oferta de crude. Durante o período em análise, a produção diária da Organização dos Países Exportadores de Petróleo aumentou 172,6 mil barris, tendo a quota de mercado reduzido 0,1 p.p., para 33,8%.

Espaço Internacional

Reino Unido

O défice comercial atingiu o nível mais elevado dos últimos oito meses em Junho. O saldo da balança comercial no mês de Junho atingiu 4,56 mil milhões GBP que corresponde ao nível mais elevado desde Setembro de 2016 quando fixou-se em 5,75 mil milhões GBP. O valor negativo foi influenciado pela redução nas exportações de bens, em 4,9%, o pior registo desde o voto ao Brexit. Entretanto, no segundo trimestre de 2017, a economia do país cresceu 0,3%, face aos 0,2% do trimestre anterior, resultante da expansão do sector de serviços.

França

A produção industrial referente ao mês de Junho, registou uma variação de -1,1%. A produção industrial reduziu 1,1% no mês de Junho face ao mês anterior, a maior contracção dos últimos três meses. As estimativas iniciais apontavam para uma redução mais ligeira, de 0,6%, após a expansão de 1,9% no mês de Maio. No entanto, a tendência foi inversa em termos trimestrais, tendo a actividade registado um aumento de 1,2% no segundo trimestre em comparação ao trimestre anterior.

Comentários

comentários