A balança comercial entre os dois países estão avaliadas em USD 1, 78 mil milhões.

As relações de comércio entre Angola e o Reino Unido fixaram-se em 1,78 mil milhões USD em 2015, superiores em 1,5% ao montante de USD 1,76 mil milhões registados no ano anterior. Para os próximos anos, perspectiva- se um aumento das transacções tendo em consideração o novo posicionamento da economia no pós-Brexit e o reforço da cooperação nos sectores agrícola, energético e hidroeléctrico firmado em Fevereiro do ano corrente.

O OGE 2017 prevê para a província do Cuanza Norte cerca de 113,5 mil milhões Kz para a realização de despesas funcionais. A representar o segundo maior montante de despesas por províncias ficando abaixo apenas da província de Luanda, o Cuanza Norte terá um volume de despesas no valor de 113,5 mil milhões de Kz. A província além do potencial nas áreas da agricultura, pecuária, agro-indústria, recursos naturais e condições climáticas, a sua localização constitui um importante pólo comercial, industrial e petrolífero, que poderá atrair investimentos nacionais e estrangeiros.

O sector agrícola continuará a beneficiar de financiamento e assistência técnica do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), sendo que até ao momento já financiou, individualmente e junto com outras instituições, vários projectos avaliados em mais de USD 50 milhões em várias províncias, tendo em carteira mais um projecto no montante de USD 27 milhões.

Espaço Internacional

Inflação nos EUA A taxa de inflação referente ao mês de Janeiro aumentou 0,6% representando o maior incremento desde Fevereiro de 2013, impulsionado pelo maior aumento nos preços da gasolina e dos bens e serviços. No entanto, numa análise ano-a-ano a inflação aumentou 2,5%. O valor mensal registado foi maior do que a estimativa de 0,3% estimulando a Reserva Federal a efectuar o primeiro aumento do ano da sua taxa de juro. África do Sul: A taxa de inflação homóloga correspondente ao mês de Janeiro abrandou após 5 meses de crescimento. A taxa de inflação homóloga aumentou 6,6% impulsionada pelo incremento do preço dos alimentos e transportes, porém o valor registado representa uma moderação da inflação após 5 meses de crescimento. Em 2016, a inflação de Dezembro avançou 6,8% o segundo maior valor, após os 7% registados em Janeiro.

Comentários

comentários