“Comunicação e Opinião Pública” é a segunda obra do comunicólogo angolano Bento José dos Santos a ser lançada no dia 27 de Janeiro, numa das unidades hoteleiras de Luanda.

Com a apresentação do académico e escritor Albino Carlos, director do Instituto Superior de Comunicação Social (ISCS), a obra reúne 133 páginas, subdividida em 13 capítulos. “Comunicação e Opinião Pública”, segundo o seu autor, é uma obra académica que procura enriquecer as questões ligadas ao conceito de “Opinião Pública”, entre as quais “ A Importância das Pesquisas da Opinião Pública”, “Como se Forma a Opinião Pública”, “ O que é a Imagem Pública”, “Quem é Figura Pública”, entre outros temas.

Em breve entrevista a OPAÍS, Bento dos Santos define o conceito de opinião pública como sendo “uma realidade que traduz o consenso das opiniões individuais num determinado espaço social”. Segundo a fonte, essa opinião pública confere à comunicação social um papel importante ao poder político, económico e social, e funciona como uma espécie de referendo permanente directo e indirecto, repercutindo a influência das decisões de diversos assuntos.

Entrando em pormenores, exemplificou que no processo da comunicação, a opinião pública apresenta duas características principais: o anonimato e a natureza estatística da sua manifestação. O comunicólogo sublinhou que a opinião pública é um dos temas centrais da política moderna e tem sido utilizada como uma ferramenta de mobilização social.

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