Aredução registada na produção do Iraque, Angola e Venezuela não foi suficiente para limitar a produção do cartel, que pelo quarto mês consecutivo aumentou a sua oferta de crude. Durante o período em análise a produção diária da Organização dos Países Exportadores de Petróleo aumentou 172,6 mil barris, tendo a quota de mercado reduzido 0,1 p.p., para 33,8%.

O montante negociado no mercado secundário de dívida pública durante o mês de Julho situou- se em 21,299 mil milhões KZ, que corresponde a uma redução de 50% face ao mês anterior, como resultado da contracção do montante negociado no ambiente multilateral e bilateral, de 23% e 76%, respectivamente.

O número de negócios realizados durante o período em análise registou um ligeiro aumento de 7%, atingindo 137 negócios, destacando-se que a quantidade de negócios realizados no ambiente bilateral não apresentou qualquer variação.

O Banco Nacional de Angola disponibilizou durante o mês de Julho cerca de 847,08 milhões EUR que representa uma redução de aproximadamente 7% em comparação ao montante registado no mês anterior. Apesar da diminuição, o valor corresponde ao quarto montante mais elevado desde início do ano corrente.

Destacase que a taxa de câmbio no mercado primário permaneceu inalterada, situando-se em 185,49 KZ por cada unidade de euro. O Ministério da Indústria (MIND) já aprovou no mês cor-rente 13 projectos de investimento voltados à indústria transformadora, que perfazem um montante de 66,98 milhões USD.

O investimento nacional representa, aproximadamente, 79% do valor total dos contratos assinados pela Unidade Técnica de Apoio ao Investimento Privado (UTAIP) do MIND.

Os projectos, que abrangem o desenvolvimento de fábricas de transformação de alimentos, contribuirão para que se alcance o objectivo de 4% de crescimento da indústria transformadora, previsto no OGE 2017.

Espaço Internacional

EUA

O índice de preços no consumdor durante o mês de Julho registou um aumento de 0,1 p.p., para 1,7% face ao período homólogo. No entanto, o aumento foi inferior as estimativas inicias, de 1,8%, tal como o objectivo da Reserva Federal, de 2%, destacando que segundo alguns analistas a desaceleração da economia pode estar a ficar mais longa do que se previa. Em termos mensais a taxa de inflação registou um incremento de 0,1%, após estagnação no mês de Junho.

Alemanha

O saldo da balança comercial durante o mês de Junho reduziu cerca de 8,97% face ao período homólogo, situando-se em 22,3 mil milhões EUR, como resultado de um incremento nas exportações de 0,7%, para 107,2 mil milhões EUR, e um aumento das importações em 3,6%, fixandose em 84,9 mil milhões EUR. Os analistas antecipavam um superavit de 22 mil milhões EUR.

Reino Unido

O saldo da balança comercial durante o mês de Junho atingiu cerca de 4,56 mil milhões GBP, que corresponde ao nível mais elevado desde Setembro de 2016, quando se fixou em 5,75 mil milhões GBP. O valor negativo foi influenciado pela redução das exportações de bens, em 4,9%, o pior registo desde o voto de Brexit. Entretanto, destaca-se que no segundo trimestre de 2017 a economia do país registou um crescimento de 0,3%, face aos 0,2% do trimestre anterior, como resultado da expansão do sector de serviços.

África do sul

A taxa de desemprego permaneceu em 27,7% pelo segundo trimestre consecutivo, o nível mais elevado dos últimos 14 anos. Durante o período em análise, o sector da agricultura, construção e mineiro registaram uma redução na criação de empregos, enquanto as finanças e comércio empregaram maior número de pessoas. Em comparação ao mesmo período de 2016 a taxa de desemprego aumentou 1,1%.

Comentários

comentários