O documentário produzido no ano passado pelo Grémio Cristão da igreja, que assinala os 132 anos no Sábado, 18, começa por fazer uma abordagem sobre o surgimento do metodismo a nível do mundo, a sua expansão no país e a contribuição dos líderes da igreja na Luta pela Independência Nacional.

O documentário demonstra ainda o contributo da igreja nas várias áreas da vida social do país. Conta com depoimentos de dez membros da igreja, entre bispos, clérigos e leigos, como o reverendo Gabriel Vinte e Cinco, Rita Webba, Pascoal Pedro da Gama, para além do bispo Gaspar João Domingos.

Participaram também neste documentário Tito Mussolovela, Pascoal Pedro da Gama, Juliana de Almeida, Rita Webba, Jaime Pedro Neto, Ana Inglês, Elias Manaça, João da Graça e Loide de Almeida, respectivamente.

O documentário faz ainda menção sobre o pai do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que foi pastor da igreja, e de outras figuras relevante na política social do país, como Roberto de Almeida, Deolinda Rodrigues e Baltazar Diogo.

O coordenador do Grémio Cristão, Moisés Caiaia, disse a OPAÍS que os depoimentos estão relacionados com os problemas que passaram devido à mensagem que passavam em relação à independência do país, assim como o sentimento em relação ao colonialismo.

“Enfatizamos muito o papel que a igreja teve neste processo de independência. É uma obra que apresenta subsídios importantes para a história da igreja, como do país”, mencionou.

Divulgação

O DVD sobre o documentário será comercializado no Sábado, 18, na portaria da Rádio Kairós e nas Igrejas Metodista Unida de Luanda, respectivamente. O documentário ficará ainda em cartaz nas salas de cinema do país, de modo a divulgar os feitos da igreja na sociedade.

2º Volume

As gravações do segundo volume do documentário, que arrancaram no ano em curso, será concluída no próximo ano, e para além da sequência do primeiro volume, vai contar com depoimento de novos protagonistas, bem como abordar sobre o estado actual da igreja.

O coordenador do projecto avançou que farão as gravações nas províncias do Cuanza-Norte e de Malanje. “Iremos para as missões onde a igreja nasceu. Os primeiros missionários foram para o Dondo, Kessua, Nhangue Ya Pepe. Iremos também filmar os populares destas localidades, que podem dar testemunhos a cerca da história ”, explicou.

Sobre o Grémio Grémio

Cristão é uma associação criada em 2008 por jovens da IMUA e tem como objectivo a idealização e objectivação de projectos cristãos, com destaque para áudios, audiovisuais e literários para além da produção de eventos. Entre os vários trabalhos desenvolvidos destaca-se o lançamento de um DVD em 2008, intitulado “A Voz do Bispo”.

Comentários

comentários