Supressão de vistos com a África do Sul é assinado a 23 deste mês

Supressão de vistos com a África do Sul é assinado a 23 deste mês

Angola e a África do Sul efectivam a 23 de Novembro o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários, cujos signatários serão os ministros do Interior dos dois países, Angelo da Veiga Tavares e Malasi Gigaba, apurou ontem O PAÍS.

O convénio será firmado durante a visita oficial do Chefe de Estado, João Lourenço, vai efectuar àquele país destinado ao reforço da cooperação nos sectores bancário, serviços veterinários, educação superior, entre outros. Para preparar a primeira visita do estadista angolano à África do Sul a convite de Jacob Zuma, desde que assumiu a presidência de Angola, os chefes da diplomacia dos dois países analisaram, recentemente em Pretória, o programa e os assuntos que serão abordados pelos dois chefes de Estado.

Na ocasião, Manuel Augusto disse terem sido discutidos instrumentos legais relacionados com a cooperação entre os dois países e que estão em condições de ser assinados durante a deslocação de João Lourenço. Reafirmou que a deslocação do estadista angolano à África do Sul visa relançar a cooperação bilateral em vários domínios no intuito de alavancar as economias de ambos os países.

A ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Maite Nkoana-Mashabane, apontou os aspectos abordados no encontro com Manuel Augusto, destacando os sectores bancário, turismo, serviços veterinários, educação superior e supressão de vistos em passaportes ordinários.

Os dois governantes analisaram também a evolução de assuntos debatidos na quarta reunião da Comissão de Cooperação Bilateral (Angola – África do Sul), realizada em Julho deste ano, em Luanda.