PCA DA SONANGOL ADMITE EXTINGUIR SUBSIDIÁRIAS

PCA DA SONANGOL ADMITE EXTINGUIR SUBSIDIÁRIAS

Trabalho termina em 60 dias

Um Despacho Presidencial instituiu um grupo de trabalho multidisciplinar coordenado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, coadjuvado pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira. O grupo contou ainda com um comité técnico, bem como de representantes de todas as companhias petrolíferas internacionais, nacionais (a Sonangol), sendo que foram também criados cinco subgrupos técnicos de trabalho.

O subgrupo número um, relacionado com a melhoria do desempenho, denomina-se “simplificação dos processos de gestão nas produções petrolíferas”. Este subgrupo terminou o trabalho e, Segunda-feira última, apresentou-o ao Presidente da República. O subgrupo número dois, que trabalha na revisão de um decreto referente à tendência da flexibilidade contratual, fez uma abordagem para avaliar a possibilidade de desenvolvimento e produção de campos marginais e alguns campos maduros que necessitem de uma abordagem e de alguns incentivos na parte económico- financeira. Segue-se o subgrupo número três, que trabalha na regulamentação de toda a actividade de gás, em toda a sua cadeia de valor.

Subgrupo número quatro: de pesquisa. Subgrupo número cinco: como abandonar os poços e instalações petrolíferas e como reparar e proteger o meio ambiente. “Tudo isso foi reportado no período de 30 dias. De maneira que temos algumas actividades concluídas e outras que estão em curso nos próximos 60 dias”, revelou Carlos Saturnino.

Conselho de Administração da SONANGOL – Empresa Pública

Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira – Presidente do Conselho de Administração; Sebastião Pai Querido Gaspar Martins – Administrador Executivo; Luís Ferreira do Nascimento José Maria – Administrador Executivo; Carlos Eduardo Ferraz de Carvalho Pinto – Administrador Executivo; Rosário Fernando Isaac – Administrador Executivo; Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel – Administrador Executivo; Alice Marisa Leão Sopas Pinto da Cruz – Administradora Executiva; José Gime – Administrador Não Executivo; e André Lelo – Administrador Não Executivo.