Restaurantes do Kilamba testam sabores no concurso ‘Grande Pitéu’

Um concurso gastronómico denominado ‘Grande Pitéu’, que envolve restauranes sediados na cidade do Kilamba, será realizado no dia 25 deste mês, no largo Dr. António Agostinho Neto, a partir das 10 horas, naquela urbanização

Por: Valquíria Martins

A iniciativa é do Portal KilambaNews que visa promover a integração dos restaurantes junto da comunidade e incentivar a qualidade dos serviços de restauração dos estabelecimentos locais, como fez saber Ivan Falcão, porta-voz do evento.

De acordo com ele, vão ser classificados o melhor restaurante, o melhor chef de cozinha e a melhor iguaria nacional, por um corpo de jurados para as devidas avaliações.

A mesa de júri será composta por um membro da Associação de Hotéis Restaurantes, Catering de Angola (AHORESIA), por um do Instituto de Fomento de Turismo de Angola (INFOTUR), pelo apresentador de televisão Sérgio Rodrigues, o gastrónomo João Gonçalves e dois indicados pelo portal KilambaNews.

Sem precisar os critérios a serem postos à prova em cada um dos itens, apenas realçou que os restaurantes concorrentes deverão estar adstritos ao distrito urbano do Kilamba e os considerados melhores serão premiados.

 Prémios

Os três primeiros classificados terão direito a diplomas de mérito, uma viagem ao Lubango, brindes dos patrocinadores para o primeiro classificado e ainda seis meses de publicidade grátis no portal KilambaNews.

À margem deste evento gastronómico, explicou o responsável, será realizada no mesmo espaço uma feira para particulares, sobre produtos diversos, em que poderão ser expostos uma vasta gama de bens e serviços como bebida, cocktails variados, peças decorativas entre outros. Esta é a segunda iniciativa de responsabilidade social do portal, depois de ter já realizado a exposição fotográfica ‘Geração Kilamba’ de autoria de Chilala Moco, em alusão ao patrono da cidade e fundador da nação angolana, António Agostinho Neto. Ivan Falção lembrou que até ao momento estão apenas inscritos dez restaurantes, sendo que as inscrições para participação no referido evento encerram já no dia 23 de Novembro.

Saliente-se que esta actividade está a ser realizada no âmbito do 42º aniversário da Independência Nacional. A Cidade do Kilamba foi inaugurada a 11 de Julho de 2011. Localizada a 40 Km do centro de Luanda, o Kilamba foi construído para albergar uma população estimada em 120.000 habitantes, alojados nos 20.002 fogos distribuídos em 710 edifícios.