Angola e Bielorússia perspectivam acordo no domínio da indústria

Angola e Bielorússia perspectivam acordo no domínio da indústria

O ministro da Indústria da República da Bielorrússia, Vitaly Vovk, manteve ontem, em Luanda, um encontro de trabalho com o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, no qual abordaram questões refrentes à cooperação bilateral no quadro económico e comercial.

Por: Neusa Filipe

No final do encontro, o ministro bielorrusso, Vitaly Vovk, fez declarações à imprensa dando garantia da assinatura, em breve, de um contrato entre os ministérios da Agricultura de Angola e da Bielorrússia, virado para a cooperação no treinamento do pessoal e no fomento da indústria.

“Nós estivemos no Ministério da Agricultura e fizemos acertos para a elaboração e assinatura, a breve prazo, de um contrato ligado a toda essa matéria”, esclareceu o ministro bielorrusso. Informou que a Bielorrússia pretende trazer para Angola máquinas para trabalhar no sector da agricultura, nomeadamente na recolha de cereais.

Ainda ontem, o ministro Vitaly Vovk manteve outros encontros de trabalho com o ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, com quem aflorou projectos ligados a linhas de montagem de tractores, camiões e autocarros.

No final do dia, o ministro bielorrusso reuniu-se com a ministra da Indústria angolana, Bernarda Martins, com quem concluiu as discussões sobre os acordos já preparados ao nível técnico, nomeadamente a fábrica de montagem, linhas de crédito e dar início à preparação dos contratos.

Para hoje está prevista uma visita à Zona Económica Especial (ZEE). Para amanhã, Quarta-feira, o ministro Vitaly Vovk vai manter um encontro com o governador da província de Luanda, com quem analisará aspectos ligados ao processo de recolha de resíduos sólidos e de saneamento na cidade capital