Angosat1 já tem 65% da sua capacidade da banda KU reservada

Angosat1 já tem 65% da sua capacidade da banda KU reservada

Mais de metade do Segmento da Banda KU do Angosat 1, o primeiro satélite Angolano, prestes a ser lançado, já esta reservada, Segundo Emília Dias, administradora executiva da Infrasat

Por: Brenda Sambo

O Angosat tem 16 t ransponders, sendo 16 em Banda C, e mais 6 em banda KU, com cobertura de África e parte da Europa, é um dos pilares para a melhoria das comunicações a nível do país.

Três meses depois do início formal da campanha e vendas do segmento do Angosat, a Infrasat tem reservada 65% da banda KU e 18% em banda C.

De acordo com a administradora executiva da Infrasat Emília Dias, que falava no decurso do workshop sobre “O Impacto Socioeconómico do Angosat 1” há ainda disponíveis para negociar 35 por cento da capacidade da banda KU. “Percebemos que há maior demanda da capacidade dos serviços da banda C a nível do mercado internacional do que nacional”, frisou.

A compra de capacidade no satélite foi efectuada principalmente por empresas ligadas aos sectores das telecomunicações, defesa e segurança, empresas petrolíferas e empresas inseridas na indústria dos ‘media’.

Estes resultados são fruto da campanha de comercialização do serviço do Angosat 1, a que a Infrasat deu início em Agosto deste ano, a qual teve como lema o “Futuro ficou mais Perto”, e foi amplamente divulgada nos meios de comunicação social.

A participação do INFRASAT nos vários eventos de telecomunicações nacionais e internacionais, entre eles o maior evento de telecomunicações do continente, o Africacom, foi decisiva para a concretização da campanha.

As reservas, de acordo com a administradora, são pagas num valor equivalente a primeira prestação de modo a garantir a compra, daí existirem já reservas de Moçambique, Lesoto, Congo Brazavile, Congo Democrático, Togo e uma negociação em curso com o Reino da Bélgica.

 

INFRASAT

A InfraSat, lançada em Setembro de 2008, é uma unidade de Negócios da Angola Telecom, responsável pela gestão de todo o portfólio de serviços via satélite, que opera com gestão autónoma.

Há nove anos que a Infrasat leva comunicações via satélite às localidades mais remotas do país, garantindo a inclusão de todos os habitantes de Angola na chamada aldeia global. A Infrasat oferece soluções completas de transmissão de dados, voz, imagem e acesso a internet em alta velocidade, garantindo a integração de empresas e consumidores.

Angosat

O satélite angolano Angosat 1 está a ser construído na Rússia e tem o seguinte segmento espacial: posição orbital 14.5 E, peso mil 55 quilogramas, peso de carga útil 262.4 quilogramas, potencia de carga útil três mil 753 W, banda de frequência CKu, número de repetidores 16C+6Ku e com uma vida útil de 15 anos.

BANDA KU- esta banda é responsável pela cobertura de toda parte do continente Africano. BANDA-C cobre África e uma parte da Europa.