Coreia do Sul e Japão a favor da inclusão da Coreia do Norte em lista de terrorismo

Coreia do Sul e Japão a favor da inclusão da Coreia do Norte em lista de terrorismo

A Coreia do Sul e o Japão comemoraram esta Terça-feira o facto do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reinserido a Coreia do Norte numa lista de estados patrocinadores do terrorismo, considerando que a medida reforçará a pressão para que Pyongyang desnuclearize a Península Coreana

A designação, anunciada na Segundafeira, permite aos EUA impor mais sanções à Pyongyang, que está desenvolvendo programas de armas e mísseis nucleares em desafio a sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Saúdo e apoio (a designação), já que aumenta a pressão sobre a Coreia do Norte”, disse o primeiro- ministro japonês, Shinzo Abe, a repórteres esta Terçafeira, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

A Coreia do Sul disse esperar que a reinserção contribua para a desnuclearização pacífica do seu vizinho à norte, acrescentando que, juntamente com os EUA, continua a tentar levar os norte- coreanos à mesa de negociação, disse o Ministério das Relações Exteriores do país em comunicado.

A reintrodução da Coreia do Norte na lista de patrocinadores do terrorismo ocorre uma semana depois de Trump voltar de uma viagem de 12 dias à Ásia com o objectivo de conter as ambições nucleares de Pyongyang. “Além de ameaçar o mundo com uma devastação nuclear, a Coreia do Norte vem apoiando repetidamente actos de terrorismo internacional, incluindo assassinatos em solo estrangeiro”, afirmou Trump aos repórteres na Casa Branca. “Esta designação imporá mais sanções e penalidades à Coreia do Norte e pessoas relacionadas e apoia nossa campanha de pressão máxima para isolar o regime assassino”.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, também deu aval à decisão de Trump, referindo que a medida alinha-se aos esforços internacionais para converter a nação rebelde ao bom senso. “Kim Jong Un comanda uma operação criminosa global na Coreia do Norte comerciando armas, comerciando drogas, envolvido em crimes cibernéticos, e ameaçando a estabilidade da região com suas armas nucleares”, disse Turnbull aos repórteres em Sydney, esta terça-feira.

A Coreia do Norte foi incluída na lista devido ao bombardeio de um avião da Korean Air em 1987 que matou todas as 115 pessoas a bordo, mas o governo do ex-presidente norte- americano George W. Bush retirou o país da lista em 2008 em troca de progressos em conversas sobre a desnuclearização.