Caminhada para China 2018 começa hoje no Kilamba

Depois do fracasso no Afrobasket/ 2017, o cinco nacional começa esta noite a caminhada rumo ao Campeonato do Mundo da ‘bola ao cesto’, a disputar-se na China em 2019, defrontando Marrocos no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, às 18:00h.

Por: Isandra Capita

A jogar em casa, a equipa angolana entra como favorita à conquista da vitória, mas terá que justifi car o favoritismo que lhe é atribuído. Deste modo, os pupilos de William Voigt, liderados na quadra por Carlos Morais, são obrigados a correr bastante para ultrapassar a selecção marroquina, que venceu Angola na fase de grupos do Afrobasket’ 2017, por 60-53.

Aliás, os hendecacampeões africanos sabem quão é imperioso nesta primeira mão do torneio qualificativo terminar na liderança, assim sendo estão proibidos de ceder pontos. Mesmo frente ao anfitrião, os marroquinos pretendem surpreender, ou seja, vencer e chegar à fase final do Mundial.

Na antevisão deste torneio, o seleccionador nacional, William Voigt, prometeu que a equipa vai fazer o que bem sabe fazer. Por outro lado, o norte-americano ao serviço do cinco angolano apelou à presença em massa dos aficcionados da modalidade nos jogos da Selecção Nacional.

“Em casa, a nossa obrigação é vencer todas as partidas”, apontou William Voigt. Outra partida No mesmo pavilhão, às 15:00h, o Congo Democrático e o Egipto abrem as cortinas no grupo C do torneio qualifi cativo. Dada a qualidade dos seus jogadores, a selecção egípcia vai procurar defi nir a partida no segundo quarto. Por sua vez, os congoleses-democráticos farão tudo para surpreender a equipa adversária.

FAB garante entradas livres

Segundo uma fonte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a este jornal, a entrada dos adeptos é gratuita. Segundo a fonte, pretende-se esgotar a lotação do Pavilhão Multiusos, em Luanda, palco do torneio de qualifi cação, selectivo para o Campeonato do Mundo de basquetebol, na China, em 2019.

A fonte assegurou que as condições estão criadas para que os amantes da ‘bola ao cesto’ estejam presentes para ajudar a Selecção Nacional a ser primeira posição do grupo C, e assim rumar à fase fi nal do Mundial.