Basquetebol: Angola soma e segue nas qualificativas para o Mundial

O cinco nacional, depois do triunfo, fecha hoje o grupo C com a RDC

Por: Isandra Capita

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol venceu ontem o Egipto por 68-64, em partida a contar para a segunda jornada do grupo C das qualificativas para o Mundial da China em 2019.

No Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, os angolanos e os Faraós bateram-se pela décima quinta vez. Como é evidente, os angolanos lideram o grupo com quatro pontos, sendo que chegaram à décima primeira vitória. Para o cinco nacional, o Egipto é um osso duro de roer, aliás mostrou isso do primeiro ao último quarto ontem. Tudo indica que Angola terá muitas dificuldades no embate da segunda volta na cidade do Cairo, mas é ponto assente que o cinco nacional, até lá, estará no auge da sua forma.

Ontem, os egípcios lideraram a partida do primeiro ao terceiro quarto, mas na ponta final do desafio cometeram muitos erros defensivos. Isto, sem mais delongas, ditou o desaire da formação do Magrebe, pelo que as incidências dos angolanos falaram mais alto. Carlos Morais, Leonel Paulo e Yannick Moreira comandaram as jogadas ofensivas da equipa angolana.

Deste modo, sempre que tivessem a posse de bola, os Faraós ficavam à rasca, porque as soluções ofensivas eram várias. Com este triunfo, o técnico William Voigt começa a ganhar mais confiança na equipa que este ano passou ao largo do Afrobasket que a Tunísia e o Senegal organizaram. O treinador norte-americano, nesta missão, tem a obrigação de resgatar a hegemonia do cinco nacional dentro e fora do continente africano.