Novo elenco da Brigada de Jovens Artistas Plásticos toma posse

Novo elenco da Brigada de Jovens Artistas Plásticos toma posse

Os novos corpos gerentes da Brigada Jovem de Artistas Plásticos (BJAP), eleitos em Junho deste ano em assembleia geral de renovação de mandatos, tomam posse esta Quinta- feira,30, em acto a decorrer na sede da União Nacional dos Artistas Plásticos(UNAP), na baixa de Luanda

Por: Valquiria Martins

Toma posse para o quadriénio (2017-2021), o reeleito secretáriogeral Adão Guimarães Mussungo, que numa lista única em concurso concorreu à sua própria sucessão. O novo elenco tem como presidente de direcção Mariza dos Santos, secundado por Zeca Santos, Aristides Baptista, primeiro e segundo secretários, respectivamente. Júlio Pinto é o novo secretário para a área administrativa, Ladislau Cusseca responde para as actividades culturais e intercâmbio, sendo que Nelson Kissoca é o secretário para a formação de quadros. Para o conselho fiscal, toma posse como presidente, Arina Augusto da Silva, e Isaac Pedro como secretário, ao passo que Maiomona Vua, Simão André, Pedro Mambo e Mateus dos Santos são os suplentes.

Linhas de força

Eleitos num conclave sob o lema: “ Jovens em Prol da Arte”, segundo o reconduzido secretário-geral, a acção da BJAP, neste mandato, passará por estimular a criatividade artística dos jovens e a formação profissional. Esta acção, de acordo com a fonte, será extensiva a todas as províncias do país, em que a BJAP está representada, numa primeira fase, e posteriormente para outras em que não se faz sentir.

Defendeu também a profissionalização dos jovens artistas junto dos já consagrados, através dos ateliers espalhados em todo o país, bem como estruturar a BJAP nas suas diversas áreas. Prevê ainda promover colóquios, workshops, seminários e estabelecer protocolos de cooperação com organizações congéneres nacionais e internacionais. Instado a pronunciar-se sobre as artes plásticas no país, o responsável disse haver uma evo lução em termos de quantidade e qualidade de produção artística. Ainda assim, Mussungo defende que haja mais massificação das artes plásticas no seio da juventude, para que, nos próximos tempos, o país tenha mais artistas dotados tecnicamente. Refira-se que a reeleição de Adão Mussungo deveu-se ao reconhecimento que a BJAP obteve durante o seu primeiro mandato. A Brigada de Jovens Artistas Plásticos foi fundada a 8 de Outubro de 1987.

Renovação de Mandatos

Ainda no quadro de renovação de mandatos, a UNAP-União dos Artistas Plásticos, liderada por António Tomás Ana (Etona), realizou também a sua renovação de mandatos em Abril, tendo sido reeleita a actual direcção.

Etona mereceu, mais uma vez, a confiança dos seus associados, num conclave renhido, tendo superado os outros concorrentes, os artistas plásticos Fineza Teta e Mpambukidi Nlunfidi, respectivamente.

Esta nova direcção tomou posse em Junho do ano em curso, numa das unidades hoteleiras de Luanda, cujo acto foi testemunhado pelo director nacional de acção cultural do Ministério da Cultura(MINCULT), Carlos de Jesus Vieira Lopes, em representação da ministra da Carolina Cerqueira.