MPLA em Windhoek no Sexto Congresso da Swapo

Uma delegação do MPLA participou no 6º Congresso da Swapo que encerrou ontem, Domingo, em Windhoek, Namíbia, tendo decorrido sob o lema “Unidade, Inclusão e prosperidade”.

O fórum ,que contou com a participação de mais de 700 delegados, reafirmou o seu compromisso na busca de um desenvolvimento económico rápido e sustentável e na salvaguarda da paz e estabilidade do país.

Entre os delegados esteve uma delegação do MPLA encabeçada por Luísa Damião, membro do Bureau Político, e que integrou Teresa Gonçalves, membro do Comité Central do MPLA e Victorino Nzinga Nkula, chefe de Divisão do Departamento de Relações internacionais do Comité Central.

Na Quinta-feira, Luísa Damião, ao apresentar a mensagem do MPLA ao sexto Congresso da Swapo, manifestou a disponibilidade do seu partido em continuar a trabalhar para o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre as duas formações políticas.

Referiu que “a presença de uma delegação do MPLA no sexto Congresso do Partido Swapo representa o testemunho das excelentes relações de amizade e fraternidade que unem os dois partidos, forjados ao longo da história comum de luta contra o colonialismo e o apartheid na luta pela libertação total do continente africano”.

Frisou que os dois países continuam a lutar pelo desenvolvimento social e económico e para a região Austral do continente. A dirigente apresentou uma panorâmica sobre a transição pacífica do poder que ocorreu em Angola e sobre os resultados das eleições ganhas pelo MPLA, com 61,07 por cento.

Aproveitou a ocasião para agradecer a participação da Swapo na missão internacional de observação das eleições realizadas em Angola. Manifestou a convicção do seu partido de que as resoluções do Congresso contribuam de forma vigorosa para o desenvolvimento da Namíbia e o reforço da acção do partido no seio da sociedade namibiana.