MPLA em Windhoek no Sexto Congresso da Swapo

MPLA em Windhoek no Sexto Congresso da Swapo

Uma delegação do MPLA participou no 6º Congresso da Swapo que encerrou ontem, Domingo, em Windhoek, Namíbia, tendo decorrido sob o lema “Unidade, Inclusão e prosperidade”.

O fórum ,que contou com a participação de mais de 700 delegados, reafirmou o seu compromisso na busca de um desenvolvimento económico rápido e sustentável e na salvaguarda da paz e estabilidade do país.

Entre os delegados esteve uma delegação do MPLA encabeçada por Luísa Damião, membro do Bureau Político, e que integrou Teresa Gonçalves, membro do Comité Central do MPLA e Victorino Nzinga Nkula, chefe de Divisão do Departamento de Relações internacionais do Comité Central.

Na Quinta-feira, Luísa Damião, ao apresentar a mensagem do MPLA ao sexto Congresso da Swapo, manifestou a disponibilidade do seu partido em continuar a trabalhar para o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre as duas formações políticas.

Referiu que “a presença de uma delegação do MPLA no sexto Congresso do Partido Swapo representa o testemunho das excelentes relações de amizade e fraternidade que unem os dois partidos, forjados ao longo da história comum de luta contra o colonialismo e o apartheid na luta pela libertação total do continente africano”.

Frisou que os dois países continuam a lutar pelo desenvolvimento social e económico e para a região Austral do continente. A dirigente apresentou uma panorâmica sobre a transição pacífica do poder que ocorreu em Angola e sobre os resultados das eleições ganhas pelo MPLA, com 61,07 por cento.

Aproveitou a ocasião para agradecer a participação da Swapo na missão internacional de observação das eleições realizadas em Angola. Manifestou a convicção do seu partido de que as resoluções do Congresso contribuam de forma vigorosa para o desenvolvimento da Namíbia e o reforço da acção do partido no seio da sociedade namibiana.