Carta do leitor: Faça o teste de HIV/sida

Carta do leitor: Faça o teste de HIV/sida

Os meus respeitosos cumprimentos… Venho por este meio solicitar-lhe publique esta carta neste Jornal. Nada necessito em troca, quero apenas partilhar este sentimento com os leitores, em alusão ao dia Mundial da Sida.

POR: Waldemar Santos

A palavra SIDA significa síndroma de imunodeficiência adquirida, uma enfermidade que afecta o sistema imunitário, em que as defesas do corpo diminuem em relação ao aparecimento de agentes patogénicos. Uma deficiência avançada no sistema imunitário do homem, pode conduzir ao desenvolvimento de doenças graves ou mesmo à morte.

O aparecimento simultâneo de diferentes sintomas de doenças é chamado síndroma em medicina. A Sida é consequência tardia de uma infecção pelo VIH (vírus da imunodeficiência humana) é por isso que se fala em sindroma de imunodeficiência humana adquirida. Uma infecção pelo VIH evolui em diferentes estádios, prossegue e o sistema imunitário é fortemente deteriorado, onde doenças graves e letais como tumores podem desenvolver-se.

Uma infecção pelo VIH/SIDA não pode ser curada, no entanto, graças ao melhoramento das terapias médicas, existem fortes possibilidades de que uma deficiência imunitária já adquirida fique latente, ou se a terapia já começou há algum tempo, o seu aparecimento seja retardado por diversos anos.

Em algumas pessoas infectadas pelo VIH, o progresso médico levou a um aumento bastante considerável da esperança de vida (conferir terapias
combinadas). Uma infecção pelo VIH, no entanto, é e continua a ser uma doença
mortal. “Rapazes e Raparigas, Homens e Mulheres; Ajudem o vosso próximo e à vós mesmos. Façam o teste de VIH e SIDA”. Muito Grato.