Novo formato do Mundial de Clubes ainda não foi aprovado e já dá confusão

Novo formato do Mundial de Clubes ainda não foi aprovado e já dá confusão

A ‘Marca’ revelou durante a semana passada que a proposta que terá sido apresentada pela FIFA para o novo formato do Mundial de Clubes, que se iniciará em 2021, e a ideia foi recebida de uma forma geral com agrado por parte dos adeptos do futebol.

Quem não gostou foi mesmo a Conmebol, que segundo a imprensa brasileira terá já feito saber o seu desagrado perante a repartição das equipas por cada confederação. De acordo com o ‘Estadão’, a Conmebol estará a torcer o nariz à proposta apresentada, exigindo ter o mesmo número de equipas que a UEFA e pretende que a situação seja discutida numa nova reunião.

De resto, segundo a mesma publicação, no seio da confederação sul-americana há o medo de que a UEFA assuma cada vez maior preponderância no seio da FIFA e que coloque a Conmebol como mero ‘figurante’. Ora, ao que parece, na base da proposta de divisão das equipas por confederação estará o marketing, já que a FIFA considera que um maior número de equipas europeias terá o potencial de atrair mais patrocinadores e permitirá fazer contratos mais lucrativos.