Pescadores do Uíge recebem novas embarcações

Pescadores do Uíge recebem novas embarcações

Oito embarcações para pesca continental foram entregues às cooperativas de pescadores dos municípios de Ambuila e Bembe e também do município do Uíge.

POR: Brenda Sambo, no Uíge

As embarcações, com motores adaptados à pesca artesanal, possuem redes diversas, rolos, balanças, caixas térmicas para conservação do pescado, bóias flutuadoras e coletes salva-vidas. Durante a sua estadia na província do bago vermelho, a ministra das Pescas e do Mar, Victoria de Barros Neto, efectuou a entrega de oito embarcações aos pescadores dos municípios do Bembe, Ambuila e também do município sede do Uíge.

Durante o acto, Victoria de Barros Neto disse que os equipamentos são de extrema importância, pois vão facilitar a actividade dos pescadores e garantir que a produção continue a ser feita em grande escala. Salientou que as embarcações que foram entregues possuem também caixas isotérmicas para permitir a conservação do pescado depois da captura.

Por outro lado, o material vai ajudar os pescadores na protecção de alguns riscos durante as suas actividades, eliminando assim os acidentes que vêm ocorrendo. A ministra das Pescas e do Mar apelou ainda aos jovens da região que adquiram formação na área das pescas, de modo a dinamizar o sector pesqueiro no país. “Nós temos várias escolas, e queremos que os jovens se formem nesta área das pescas, que é uma área que pode ser muito promissora para o país”, referiu.

Por sua vez, o governador Mpinda Simão, que marcou presença no lançamento do projecto, garantiu que os meios entregues às cooperativas de pescadores vão permitir produzir mais e melhor, aumentando a produtividade, a renda familiar e melhorando as condições de vida das famílias.