Diplomata da ONU visita Coreia do Norte

Diplomata da ONU visita Coreia do Norte

O norte-americano Jeffrey Feltman, secretário- geral adjunto para os Assuntos Políticos, já está em solo norte-coreano para encontros com governantes do regime de Kim Jong-Un.

O norte-americano Jeffrey Feltman, secretário-geral adjunto das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, chegou esta Terça-feira a Pyongyang, naquela que é a primeira visita de um oficial de topo da ONU à Coreia do Norte em mais de seis anos.

Na agenda estão encontros com membros do governo norte-coreano e visitas às instalações e equipas das Nações Unidas no país. A visita do diplomata norte americano das Nações Unidas surge num momento de enorme tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Na última semana, o regime de Pyongyang liderado por Kim-Jong Un testou um míssil balístico com capacidade para atingir o território norte-americano. Em resposta, os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram esta Segunda-feira exercícios militares conjuntos que, para Pyongyang, deixam a península à beira de uma guerra nuclear. A passagem de Jeffrey Feltman por solo norte-coreano responde a um convite pendente do regime para manter um “diálogo político”. De acordo com fontes da ONU, pode abrir caminho a uma futura visita do secretário geral do organismo, António Guterres.