BODIVA negoceia mais de Kz 80 mil milhões em Novembro

BODIVA negoceia mais de Kz 80 mil milhões em Novembro

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registou, de Janeiro até ao mês de Novembro do presente ano, mais de Kz 400 mil milhões, valor superior ao volume registado durante o ano passado. O Banco de Fomento Angola (BFA) mantém a liderança nas transacções.

POR: Hélder Caculo

No seu último relatório referente ao mês de Novembro, a BODIVA informou que registou mais de 300 negociações e obteve um total de Kz 87,4 mil milhões, sendo Kz 38,7 mil milhões em ambiente bilateral e Kz 48,7 mil milhões em ambiente multilateral.

Cálculos do OPAÍS indicam que ao longo do presente ano económico a bolsa registou mais de Kz 400 mil milhões. Os meses de Agosto e Novembro foram os que registaram maior volume durante o ano, Kz 56, 2 mil milhões e Kz 87, 4 mil milhões, respectivamente. Já o mês de Fevereiro teve a maior baixa do ano registando apenas Kz 10 mil milhões.

O mês de Dezembro registava até à tarde de ontem, quarta- feira 06, cerca de Kz 3 mil milhões. O Banco de Fomento Angola (BFA) liderou as transacções do mês de Novembro com 147 mil milhões e 163 negócios efectuados, seguido pelo Standard Bank (STB) com 122 mil milhões e 22 negócios intermediados.

Na terceira posição encontra-se o Banco Angolano de Investimento (BAI) que durante o mês de Novembro intermediou cerca de 37 negociações, tendo transacionado Kz 48 mil milhões. No mês de Outubro do presente ano a BODIVA obteve cerca de Kz 45, 9 mil milhões em mais de cem negociações. A BODIVA, que tem vindo a publicar

os seus resultados mensais, acredita que o registo das transacções no MROV, ao dar a conhecer a todo o mercado os termos dos negócios (preço e quantidade) efectuados, irá concorrer para o aumento da transparência e da confiança dos investidores. Por outro lado, espera-se que o exercício concorra para a formação de uma curva de preços para os activos nele registados, que deverão servir de referência para futuras transacções.