Análise Diária: Montante de divisas disponibilizadas em Novembro atingiu EUR 702,443 milhões

O volume de moeda estrangeira em Novembro aumentou 29% face ao mês anterior.

POR: Atlantico

Espaço Angola

O montante negociado no mercado secundário de Dívida Pública ao longo do mês de Novembro atingiu 86,252 mil milhões AOA, que corresponde a um incremento de 91,98% face ao mês anterior. A quantidade de divisas disponibilizadas pelo Banco Nacional de Angola referente ao mês de Novembro registou aumento de 29%, situando- se em 702,443 milhões EUR.

Espaço Internacional

EUA: Os pedidos de aplicações em hipotecas registaram variação de 4,7% durante a semana que terminou em 1 de Dezembro, uma recuperação da contracção de 3,1% apurada na semana anterior. Canadá: O Banco Central decidiu manter inalterada a taxa de juro de referência pelo terceiro mês consecutivo, fixa em 1%.

Visão Atlantico

A quantidade de divisas vendidas pelo Banco Nacional de Angola ao longo do mês de Novembro situou-se em 702,443 milhões EUR, que corresponde ao incremento de 29%, mas uma redução na mesma proporção quando comparado ao período homólogo.

O aumento do preço internacional de crude durante o período em análise, que atingiu 63,57 USD/barril, poderá justificar a expansão do montante de moeda estrangeira disponibilizado. Destaca- se que apesar do aumento, a venda situa-se abaixo da média mensal disponibilizada desde início do corrente ano, de EUR 938,146 milhões.

O Comité de Política Monetária do Banco Central do Canadá decidiu manter inalterada a taxa de juro de referência pelo terceiro mês consecutivo, fixa em 1%, não descartando futuras elevações como resultado da melhoria das condições económicas. A taxa de desemprego reduziu 0,4 p.p., situando-se em 5,9% em Novembro, sendo que os salários têm apresentado ligeira melhoria.