Zaire ganha novo campo agrícola com mais de 60 hectares

Zaire ganha novo campo agrícola com mais de 60 hectares

A Fazenda Girassol, localizada no município do N´zeto, província do Zaire, deu início esta semana à primeira fase de um novo campo agrícola, com mais de 60 hectares irrigados para a produção de hortícolas.

POR: Hélder Caculo

O evento de apresentação da propriedade agrícola contou com a presença do governador provincial, José Joanes André, que mostrou-se satisfeito com o projecto. Há 14 anos a operar no sector agrícola e com um crescimento sustentado, este ano a Fazenda Girassol iniciou a colheita no pólo da província do Zaire, sendo considerado um projecto estratégico para a empresa e para a economia angolana.

O foco na produção nacional de frutas, legumes e ervas aromáticas, onde lidera o mercado com 5 milhões de unidades vendidas por ano e a criação de 300 empregos directos, além da contínua formação de técnicos angolanos, tem contribuído para a diversificação económica e a redução das importações. Como um player de referência na produção de hortícolas e frutas em Angola, a Fazenda Girassol responde às necessidades do mercado e já garante, actualmente, a auto-suficiência de alfaces no país, couves e ervas aromáticas.

A fazenda utiliza as melhores práticas agrícolas mundiais, com a incorporação de processos e mecanismos tecnológicos. Com a criação do pólo do N’Zeto, pretende-se expandir a auto-suficiência a outros produtos hortícolas e frutas, e a curto prazo, a exportação de produtos seleccionados para o exterior. Outro passo importante dado pela propriedade agrícola, foi a iniciação e distribuição no mercado formal e informal, diversificando assim a oferta dos seus produtos.