Excesso de velocidade faz 4 mortos em 72 horas em estradas huilanas

Excesso de velocidade faz 4 mortos em 72 horas em estradas huilanas

O Excesso de velocidade continua a dizimar vidas nas estradas da província da Huíla.

POR: João Katombela, na Huíla

Só no últimas fim-de-semana, o Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla registou a ocorrência de 9 acidentes de viação, mais 1 que em igual período anterior. Segundo o seu porta-voz, Superintendente Carlos Alberto, destes acidentes, ocorridos nos municípios do Lubango, Caconda, e Gambos, 4 pessoas perderam a vida, tendo sido feridas outras 4 e provocado danos materiais ainda por avaliar.

“Dos acidentes de viação, causaram 4 mortos, um aumento de 2, 4 feridos com uma diminuição de 4, como consequência dos 9 acidentes de viação registados. Quanto à natureza, 4 foram por atropelamento, 3 colisões entre veículos automóveis e motociclos, 1 capotamento e uma colisão entre motociclos” explicou.

Segundo Carlos Alberto, o município do Lubango continua a liderar a lista com 5 casos, seguido pelos municípios da Chibia com 2 caso e os municípios de Caconda e Gambos aparecem com 1 caso cada um. Por outro lado, segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia, foram detidos no fim-desemana 5 cidadãos nacionais por condução sob efeito do álcool. “No âmbito da fiscalização rodoviária foram detidos 5 cidadãos por condução sob efeito do álcool, 3 multas foram aplicadas por diversas infracções ao Código da Estradas e legislação complementar; uma carta de condução e dois livretes retidos, a apreensão de 9 veículos automóveis e 5 motociclos” narrou.

Durante o balanço da situação operativa na província da Huíla, das últimas 72 horas (de Sexta a Domingo) Carlos Alberto referiu que o Comando Provincial registou ainda 6 crimes de natureza diversa, que resultaram na detenção de 2 cidadãos como presumíveis autores dos referidos delitos.

“Neste Período, o Comando da Huíla da Polícia Nacional registou 6 crimes de natureza diversa, com uma diminuição de 9, dos quais 2 foram já esclarecidos, 2 cidadãos detidos, uma diminuição de 7, como presumíveis autores destes crimes” detalhou. Destes crimes que ocorreram maioritariamente no município do Lubango, com 4 casos, sendo que Chibia e Caluquembe com 1 caso cada, constam: um acto de violência física, um roubo, duas ofensas corporais e dois furtos.

Sangue nas estradas de Cabinda

Enquanto isso, um aparatoso acidente envolvendo uma viatura pesada e outra ligeira, ceifou a vida a 3 pessoas, esta Segunda-feira, no troço Futila – cidade de Cabinda. Um camião de fabrico chinês carregado de areia abalroou uma carrinha Hilux, matando os 3 passageiros que nela seguiam. Segundo testemunhas, o excesso de velocidAde ou o mau estado tecnico do camião, deverão ter sido as causas do acidente.