Análise Diária: Indicador de clima económico fixou-se em -17 pontos no terceiro trimestre

Análise Diária: Indicador de clima económico fixou-se em -17 pontos no terceiro trimestre

O clima económico apesar de manter-se em terreno negativo registou a terceira melhoria consecutiva.

POR: Atlantico

Espaço Angola

indicador de clima económico referente ao terceiro trimestre de 2017, apesar de manter-se em terreno negativo, registou uma ligeira melhoria, tendo evoluído de -21 para -17 pontos. A yield dos Eurobonds angolanos com vencimento em 2025 seguiu tendência decrescente pelo quinto mês, situando-se em 7,292% em Novembro, menos 0,63 p.p face ao mês anterior.

Espaço Internacional

Reino Unido: O índice de preços ao consumidor registou variação de 3,1% ao longo do mês de Novembro em relação ao período homólogo. • África do Sul: A produção manufactureira recuperou da contracção apurada no mês de Setembro de 1,6% e atingiu 2,2% em Outubro..

Visão Atlantico

O indicador de clima económico registou uma ligeira melhoria, apesar de manter-se em terreno negativo, ao longo do terceiro trimestre de 2017, situando-se em -17 pontos, mas a conjutura económica permanece desfavorável na generalidade dos sectores, com excepção do sector de Comunicação que apresentou tendência e evolução positiva fixando-se em 23 pontos.

Destaca-se que o indicador de clima económico atingiu -21 pontos no segundo trimestre do corrente ano e -32 pontos no período homólogo de 2016. • A taxa de inflação referente ao mês de Novembro atingiu 3,1% face ao período homólogo, o nível mais elevado desde Junho de 2012, impulsionada pela expansão das tarifas dos bilhetes de avião e dos jogos de computador.

Destaca-se que a variação do índice de preços ao consumidor situa- se acima da meta estabelecida pelo Banco Central,abaixo dos 2%. Entre os meses de Outubro e Novembro a taxa de inflação aumentou 0,3%, situando-se acima das estimativas iniciais de 0,2%.