O homem e o cereal integral

O homem e o cereal integral

A Medicina Tradicional Chinesa dedica especial atenção à dieta. É um poderoso instrumento, para o tratamento das mais diversas doenças. Infelizmente, nos países ocidentais, os especialistas em MTC, menosprezam a importância desta importante terapia.

POR: Luís felipe

Geralmente dedicam-se apenas à prática da acupunctura. Hoje vou tentar explicar-vos a importância do cereal integral na vida e saúde do Homem. Há muitos anos atrás, a terra encontrava- se no seu estado gasoso. Depois começou a aparecer a terra. Entretanto deram-se dois processos biológicos: um Yin e outro Yang. Primeiro, no período da água apareceram os invertebrados, yang e a vida vegetal yin, musgo e ervas aquáticas. Depois a água tornou-se salgada, mineral, e apareceram as algas.

Os invertebrados, ao alimentarem-se de algas e água mineral, tornaram-se vertebrados. Nessa altura, deu-se um grande tremor de terra. Formou-se a Terra. Toda esta vida aquática progrediu para a vida terrestre. Começaram a aparecer o musgo e as ervas evoluíram para as plantas de espécie antiga, que muitas vezes atingiam proporções enormes. Os anfíbios passaram a répteis e aves, que também, por vezes tomaram proporções muito grandes, como os dinossauros e outros. Nesse período, a terra era muito húmida e muito quente. Depois, a terra começou a arrefecer e as plantas passaram a ser mais pequenas e apareceram as plantas modernas.

Alimentando-se delas, apareceram os mamíferos, que por sua vez evoluíram a partir dos répteis e das aves. A terra continua a arrefecer e apareceram as plantas modernas de semente, cuja primeira fase é a das árvores de fruto. Vivendo nas árvores, na floresta, alimentando- se destes frutos e evoluindo dos mamíferos, apareceu o macaco. Finalmente, e como última fase das plantas de semente apareceram os cereais. A terra era cada vez mais fria, o caule dos vegetais tornou-se mais fino e mais duro e a semente e a semente apareceu protegida por uma casca dura. Alimentando-se disto, surgiu o Homem. Neste período, surgiu a Idade de Gelo.

O Homem descobriu o fogo e começou a cozinhar os alimentos. Cozinhando os alimentos, o Homem começou a receber energia adicional, vitalidade adicional e a intelectualidade desenvolveu-se. A terra inteira tornou-se a sua terra. Começou a civilização. Contudo o cereal é o alimento do ser humano, tendo surgido na terra ao mesmo tempo que ele. Todos os outros alimentos são suplementos. Comemos logo desde o momento em que somos uma só célula no útero materno. Comemos com o desígnio de nos tornarmos seres humanos. No útero da mãe, repetimos cada um daqueles processos.

Após o nascimento continuamos o processo até alcançarmos o nível de ser humano! Por aqui, poderemos ver a importância do consumo dos cereais integrais na alimentação do Homem. A abolição do consumo deles, entrar-se-á num retrocesso evolutivo. A Medicina Tradicional Chinesa, na sua terapia de dietética, dedica especial atenção, ao consumo de cereais integrais. É um poderoso instrumento de prevenção e cura de diversas patologias.