Presidente da Turquia diz que vai abrir embaixada e reconhecer Jerusalém Oriental como capital palestiniana

Presidente da Turquia diz que vai abrir embaixada e reconhecer Jerusalém Oriental como capital palestiniana

A cidade foi reconhecida como capital de Israel pelos EUA na última semana; seu status diplomático é uma das questões mais polémicas e ponto crucial nas negociações de paz.

A Turquia anunciou a abertura de uma embaixada em Jerusalém Oriental, afirmou o Presidente do país, Tayyip Erdogan, neste Domingo (17), dias depois de liderar uma convocação para que líderes muçulmanos do mundo reconheçam a cidade como capital palestiniana, informou a Reuters.

“Se Deus quiser, o dia está próximo em que, oficialmente, com a permissão de Deus, vamos abrir a nossa embaixada lá”, disse Erdogan em discurso, mantendo fortes críticas à decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, segundo a agência. Os Estados Unidos reconheceram Jerusalém como a capital de Israel na última semana.

O anúncio foi feito um dia após diversos apelos da comunidade internacional para que a decisão não fosse tomada. O reconhecimento da cidade como capital é considerado polémico, uma vez que os palestinianos querem Jerusalém Oriental como capital do seu futuro Estado, e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelita sobre a cidade como um todo.

Actualmente, a maioria dos países mantém as suas embaixadas em Tel Aviv, justamente pela falta de consenso na comunidade internacional sobre o status de Jerusalém. No conflito entre Israel e palestinianos, o status diplomático de Jerusalém, cidade que abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos, é uma das questões mais polémicas e ponto crucial nas negociações de paz.