Assembleia Geral da ONU votará resolução sobre Jerusalém

Assembleia Geral da ONU votará resolução sobre Jerusalém

A Assembleia Geral da ONU fará uma sessão de emergência nesta Quinta-feira para votar um projecto de resolução que rejeita a decisão do presidente Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, depois que os Estados Unidos vetou a medida no Conselho de Segurança.

Turquia e Iêmen solicitaram a reunião urgente da Assembleia em nome do grupo de países árabes e da Organização de Cooperação Islâmica (OCI). Os dois países circularam um projecto de resolução nesta Terça- feira que reflecte o projeto vetado por Washington, reafirmando que qualquer decisão sobre o estatuto de Jerusalém não tem efeito e que deve ser revogada. Assim como o texto apresentado pelo Egipto, o projecto de resolução a Assembleia de 193 países votará não menciona a decisão de Trump, mas expressa “uma profunda preocupação sobre as recentes decisões acerca do estatuto de Jerusalém”.

Miroslav Lajcak, presidente da Assembleia Geral, informou sobre a sessão de emergência numa carta enviada na noite de Segunda- feira às 193 delegações. Os Estados Unidos vetaram Segunda- feira o projecto de resolução que reafirmava que qualquer decisão sobre o status de Jerusalém carece de efeito legal. O Egipto havia apresentado o projecto que era apoiado pelos outros 14 membros do Conselho de Segurança.

O embaixador palestiniano, Riyad Mansur, disse que será apresentado um projecto de resolução similar na assembleia e espera apoio. Ao contrário do Conselho de Segurança, nenhum país tem poder de veto na Assembleia Geral. “A Assembleia Geral dirá, sem medo veto, que a comunidade internacional se nega a aceitar a posição unilateral dos Estados Unidos”, disse Mansur a jornalistas.A decisão de Trump em 6 de Dezembro de reconhecer Jerusalém rompeu com o consenso internacional, desencadeando protestos em todo o mundo muçulmano e provocando uma forte condenação.