Os Tuneza prometem regressar em grande no Show da Virada

Os Tuneza prometem regressar em grande no Show da Virada

A publicação de um livro( vida e obra d´Os Tuneza), o lançamento do segundo CD, e o regresso aos ecrãs das televisões angolanas, são as grandes novidades deste grupo para 2018.

POR: Antónia Gonçalo

Depois de estar quase sem actuar este ano todo, este grupo humorístico sobe ao palco na próxima Sexta-feira,29, durante a realização do Show da Virada, no Estádio Municipal dos Coqueiros, na baixa de Luanda A informação foi prestada a O PAÍS pelo seu porta-voz, Daniel Vilola “Costa”, que avançou que os ensaios para as apresentações arrancaram ontem, e o grupo promete reaparecer em grande neste festival de música ao vivo. “Estamos quase a um ano fora dos palcos, acredito que há muita curiosidade por parte do público, assim como da organização do evento. Fecharemos o ano em grande com a nossa participação no evento”, garantiu a fonte.

Ausência

Sobre a ausência prolongada dos palcos, Costa justificou que o grupo tinha-se dedicado à gravação de três temporadas do programa “Tropas d´Os Tunezas”, em Portugal. “Tropa d´Os Tuneza”, é um concurso humorístico, emitido no canal Mundo Fox, onde os novos humoristas desafiam-se entre si e cujo objectivo é a escolha de um concorrente que será apadrinhado pelo grupo, escolhido mediante votação. Apesar da fraca realização de actividades, antes de viajar a Portugal, este conceituado grupo humorístico angolano realizou shows nas províncias do Namibe, Benguela, Huambo e Huíla.

Projectos para 2018

Costa anunciou que em 2018 será emitido o programa “Universo dos Tunezas”, no canal Mundo Fox. Gravado no segundo semestre deste ano, em Portugal, este programa retrata o quotidiano das zungueiras, polícias, enfermeiros e professores. Ainda no próximo ano, será lançado um livro sobre “A vida e obra d´Os Tuneza”, escrito pelo jornalista português, Tiago Carrasco. O livro aborda a história de superação do grupo, gestão e espírito de equipa.

Daniel Vilola realçou que foram surpreendidos com a elaboração do livro. “ Estamos felizes, por saber que há alguém interessado em investigar e registar a história do grupo”, reconheceu a fonte. Acrescentou que o autor do livro disse que Os Tuneza constitui motivo de estudo por se tratar de “ uma matéria-prima e obra científica”, que, desde a sua existência, há 15 anos, nunca se envolveu em quaisquer tipos de escândalos. Ainda em 2018, segundo o porta- voz, está previsto o lançamento do segundo CD d´Os Tuneza, tendo anunciado também o regresso do grupo aos ecrãs das estações televisivas angolanas.

Ainda no próximo ano, será lançado um livro sobre “A vida e obra d´Os Tuneza”, escrito pelo jornalista português, Tiago Carrasco. O livro aborda a história de superação do grupo, gestão e espírito de equipa. Daniel Vilola realçou que foram surpreendidos com a elaboração do livro. “ Estamos felizes, por saber que há alguém interessado em investigar e registar a história do grupo”, reconheceu a fonte. Acrescentou que o autor do livro disse que Os Tuneza constitui motivo de estudo por se tratar de “ uma matéria-prima e obra científica”, que, desde a sua existência, há 15 anos, nunca se envolveu em quaisquer tipos de escândalos. Ainda em 2018, segundo o porta- voz, está previsto o lançamento do segundo CD d´Os Tuneza, tendo anunciado também o regresso do grupo aos ecrãs das estações televisivas angolanas.

Os Tuneza

O grupo “Os Tuneza” foi formado em 2003, inicialmente como um grupo teatral, por integrantes do extinto Colectivo de Artes Tuneza, criado em 1999. O grupo passou a se apresentar em vários restaurantes e espaços públicos de Luanda. É formado por cinco humoristas: Daniel Vilola (Costa), José Chiata (Tigre), Orlando Rodrigues, Gilmário Vemba e Cesalty Paulo.

Percurso

Na Televisão Pública de Angola (TPA), o grupo apresentou o programa “Fora de Série”. Em 2006, apresentou o programa “Kialumingo” na Rádio Luanda. No ano seguinte, é publicado o primeiro álbum musical do quinteto intitulado “Humor ao Domicílio”. Gravado nos estúdios da Rádio Nacional de Angola(RNA) pela AQ Produções, tem participações de Kizua Gourgel, Totó, Dodó Miranda e o radialista Afonso Quintas. Em 2008, é lançado o DVD “Fora de Série”, contendo as dez primeiras edições do programa do mesmo nome. Em Dezembro de 2009, o grupo estreou o programa “Coisa Doida”, na TV Zimbo.