Ravinas destroem 50 habitações em Saurimo

Ravinas destroem 50 habitações em Saurimo

Cinquenta residências foram destruídas no município de Saurimo, província da Lunda Sul, de Janeiro a presente data, em consequência das ravinas que ameaçam dividir alguns bairros da circunscrição, informou ontem, Sexta-feira, o director provincial das Obras Públicas, Cláudio Pemessa.

Segundo o responsável, a situação pode agravar-se em virtude das constantes chuvas que se abatem sobre a região, bem como a falta de verbas constitui o principal entrave aos trabalhos de contenção das ravinas. Fez saber que estão identificadas cerca de 28 ravinas de grandes proporções no município de Saurimo, que ameaçam destruir várias infra-estruturas sociais, desde comerciais e rodoviárias. Cláudio Pemessa afirmou que o governo provincial tem elaborado um plano de contenção das ravinas já submetido às estruturas centrais para ver solucionado o problema. A Direcção das Obras Públicas controla um total de 36 ravinas a nível da província.

Polícia detém exploradores ilegais de diamantes

Duzentos e doze cidadãos nacionais e 15 estrangeiros de diversas nacionalidades, que se dedicavam à exploração ilegal de diamante na zona mineira de Samusseleque, município de Saurimo, foram detidos na madrugada desta Quinta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal na Lunda Sul. A informação foi avançada ontem, Sexta-feira, em Saurimo, pelo director do Serviço Provincial de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Sul, José Vunge, realçando que a detenção dos mesmos e dos meios utilizados para a referida actividade, resultou de uma operação denominada “Luvuvamos”.

Disse que na mesma operação, foram apreendidos dois quilogramas de cannabis “droga”, assegurando que acções do género vão continuar no sentido de desencorajar tal prática, sobretudo por parte dos cidadãos estrangeiros. Considerou o garimpo como “isca” para entrada ilegal de estrangeiros nesta parcela do território, tendo deste modo, apelando a população, em particular as autoridades tradicionais, no sentido de denunciarem aqueles cidadãos que facilitam a imigração ilegal.