Análise Diária: A quantidade de notas e moedas em circulação fixou-se em 348,660 mil milhões AOA

Análise Diária: A quantidade de notas e moedas em circulação fixou-se em 348,660 mil milhões AOA

As notas e moedas em poder do público reduziram 0,27% em Novembro face ao período homólogo

POR: Atlantico

Espaço Angola

A quantidade de notas e moedas em circulação fixou-se em 348,660 mil milhões AOA em Novembro, um aumento de 1,52% face ao mês anterior, mas uma redução de 0,27% face ao período homólogo.  O Comité de Política Monetária realizou a sua reunião no dia 29 de Dezembro que culminou com a decisão de manutenção das principais taxas de juro.

Espaço Internacional

Alemanha: A taxa de inflação fixou- se em 1,7% em Dezembro face ao mesmo período de 2016, uma ligeira redução de 0,1 p.p. em comparação ao mês de Novembro. Japão:A produção industrial referente ao mês de Novembro registou aumento de 3,7% em relação ao período homólogo, que representa uma redução face aos 5,9% apurados no mês anterior.

Visão Atlantico

A quantidade de notas e moedas em poder do público ao longo do mês de Novembro registou uma redução de 0,27% face ao período homólogo, que corresponde à decima contracção consecutiva. O total de moedas e notas em circulação fixou-se em 348,660 mil milhões AOA que em termos mensais representa um aumento de 1,52% tendo em consideração que em Outubro atingiu 343,443 mil milhões AOA. Destaca-se que de Janeiro a Novembro registou-se uma tendência decrescente na quantidade de moedas e notas em circulação de -2,1%, que poderá ser justificada pela política monetária restritiva adoptada para fazer face ao aumento do nível geral de preços.

A taxa de inflação referente ao último mês do ano de 2017 situou- se em 1,7% em comparação ao período homólogo, que representa uma ligeira redução de 0,1 p.p. face ao mês de Novembro quando atingiu 1,8% o quarto nível mais elevado desde o início de 2017. Importa ressaltar que o valor apurado fixou- se acima das estimativas iniciais dos analistas que apontanvam para um incremento de 1,5%. A variação mensal atingiu 0,6% após fixar-se em 0,3% no mês de Novembro.