loader

Análise Diária: A yield dos Eurobonds angolanos atingiu 6,88% em Dezembro

A remuneração exigida pelos Eurobonds fixou-se em Dezembro no nível mais baixo de 2017.

POR: Atlantico

Espaço Angola

A yield dos Eurobonds angolanos registou redução de 3,40 p.p. ao longo do ano de 2017, tendo atingido 6,88% no mês de Dezembro. As reservas livres que os bancos comerciais mantêm no Banco Central situaram-se em 417,882 mil milhões AOA em Novembro que representa uma redução de 16,6% face ao mês anterior.

Espaço Internacional

Zona Euro: A actividade manufactureira referente ao mês de Dezembro fixou-se em 60,6 pontos, o nível mais elevado dos últimos dois anos. Reino Unido: O índice manufactureiro da Markit reduziu para 56,3 pontos em Dezembro, após atingir no mês anterior o nível mais elevado desde Abril de 2011, cerca de 58,2 pontos.

Visão Atlantico

A remuneração exigida pelos investidores para aquisição dos Eurobonds emitidos por Angola com maturidade em 2025 situou- se em 6,88% no mês de Dezembro, tendo reduzido 3,40 p.p. desde o início de 2017 quando fixou- se em 10,27%. A yield apurada no último mês de 2017 representou uma redução de 5,70 p.p. face ao mês anterior, tal como a terceira contracção consecutiva. A tendência decrescente poderá ter sido suportada pelo desempenho positivo do preço internacional do crude, que encerrou o ano em 66,87 USD/barril, no caso do Brent que serve como referência para as exportações do país.

As estimativas de crescimento económico optimistas também poderão ter contribuído para a redução da yield. • O índice que mede a actividade manufactureira da Markit atingiu durante o mês de Dezembro o nível mais elevado desde o início de 2015, tendo situando-se em 60,6 pontos, destacando que as DR leituras acima dos 50 pontos representam expansão do respectivo sector. Importa ressaltar que o valor apurado esteve de acordo com as estimativas inicias dos analistas.

 

 

Últimas Notícias