Análise Diária: Comércio bilateral entre a China e Angola aumentou em 47% entre Janeiro e Outubro

Análise Diária: Comércio bilateral entre a China e Angola aumentou em 47% entre Janeiro e Outubro

Angola foi o segundo principal parceiro comercial da China ao longo dos 10 primeiros meses de 2017.

POR: Atlantico

Espaço Angola

O comércio bilateral entre Angola e a China atingiu USD 18,80 mil milhões, de Janeiro a Outubro de 2017, contribuindo para que Angola fosse o seu segundo principal parceiro comercial entre os países lusófonos. A emissão de Títulos do Tesouro no mercado primário atingiu Kz 374,627 mil milhões em Dezembro, uma redução de 27% face ao mês anterior, mas um aumento de 24% em relação ao período homólogo.

Espaço Internacional

EUA: A actividade do sector de serviços manteve-se em expansão durante o mês de Dezembro, tendo o índice PMI da Markit se situado em 53,7 pontos, depois fixar-se em 52,4 pontos no mês anterior.  Zona Euro: O índice PMI de serviços da Markit atingiu 56,6 pontos no último mês de 2017, revelando a expansão do sector, que ao longo do ano atingiu limites superiores a 50 pontos.

Visão Atlantico

O comércio bilateral entre Angola e a China ao longo dos primeiros 10 meses de 2017 atingiu USD 18,8 mil milhões, um incremento de 47% face ao período homólogo, contribuindo para que Angola ocupasse o segundo lugar na lista dos principais parceiros comerciais de língua portuguesa do país asiático, superado apenas pelo Brasil. As vendas de Angola para a China atingiram um montante de USD 16,92 mil milhões, enquanto as vendas da China para Angola situaram-se em USD 1,87 mil milhões. O petróleo destacou-se como principal produto de exportação para a China.

O índice que avalia a actividade do sector dos serviços, PMI da Markit, atingiu 53,7 pontos em Dezembro nos Estados Unidos da América, após fixar-se em 52,4 pontos no mês anterior. Apesar da evolução do nível geral de preços durante o ano de 2017, o índice de PMI serviços manteve- se acima dos 50 pontos, demonstrando o crescimento contínuo do sector. Importa destacar que o índice atingiu o nível máximo de 2017 no mês de Agosto, quando atingiu 56 pontos.