Depois do Globo de Ouro, James Franco é acusado de comportamento abusivo

Depois do Globo de Ouro, James Franco é acusado de comportamento abusivo

O actor ganhou um globo de ouro e usou o pin Time’s Up durante a gala. Agora é acusado de comportamento inapropriado e abusivo. Já antes viu-se envolvido num escândalo com uma jovem de 17 anos.

O pin “Time’s Up” que James Franco usou e o Globo de Ouro que recebeu, diante de uma elite de actores focada em celebrar a igualdade do género na indústria, foram motivo de críticas nas redes sociais. O protagonista de “Um Desastre de Artista”, filme pelo qual foi premiado na gala dos Globos de Ouro de Domingo, subiu ao palco e foi publicamente acusado de comportamento abusivo.

Ally Sheedy, mais conhecida pela sua participação em O Clube, publicou no Twitter comentários sobre Franco e Christian Slater. Nos tweets, que mais tarde foram eliminados pela actriz, não foram feitas acusações específicas, mas os nomes dos actores foram acompanhados da já muito famosa hashtag #MeToo, que homens e mulheres começaram a usar em Outubro do ano passado para partilhar experiências de assédio sexual.

Sheedy chegou a escrever naquela rede social: “Espera. Adeus. Christian Slater e James Franco numa mesa no Globos de Ouro. #MeToo”. Sheddy continua, num segundo tweet: “James Franco acabou de ganhar. Por favor, nunca me perguntem porque razão deixei o negócio dos filmes/Televisão”. A Time tentou chegar à fala com a porta-voz da actriz e ainda com os representantes de Franco e de Slater, que não responderam em devido tempo àquela publicação. De referir que Sheedy entrou na peça de teatro The Long Shrift, de 2014, realizada por Franco.

As denúncias contra James Franco não se ficaram por aqui. Entre os utilizadores do Twitter que criticaram o actor pelo alegado comportamento abusivo contra as mulheres está a actriz Violet Paley, que acusou o actor de a ter tentado forçar a fazer sexo oral. “Belo pin Time’s Up, James Franco. Lembraste quando empurraste a minha cabeça para baixo, para dentro de um carro, na direção do teu pénis exposto e daquela vez que disseste à minha amiga para ir ao teu hotel quando ela tinha 17 anos? Depois de teres sido apanhado a fazer o mesmo com outra pessoa de 17 anos?”. Paley refere-se ao incidente de 2014, quando Franco foi acusado de ter enviado mensagens inapropriadas a uma jovem de 17 anos e de, sabendo a idade dela, ter proposto que fossem para um quarto de hotel.