Galeria Tamar Golan arranca temporada com “Impressões e Expressões”

Galeria Tamar Golan arranca temporada com “Impressões e Expressões”

A temporada artística 2018 da Galeria Tamar Golan arranca com a exposição colectiva intitulada “Impressões e Expressões”, que decorrerá na sua sede de Luanda a partir desta Sexta-feira, 12, e fica patente até ao dia 29 de Janeiro.

POR: Jorge Fernandes

Trata-se de uma exposição com vinte quadros de pintura de sete artistas angolanos, designadamente Bolondo, Fernando Lucano, Domingos Makengo, Júlio Madika, Jardel Selele, Kabu e Mumpasi. Em declarações a OPAÍS, Fernando Pereira, o coordenador de comunicação da Fundação Arte e Cultura, empresa proprietária da Galeria Tamar Golan, disse que esta é a melhor forma encontrada pela instituição que dirige para abrir a presente temporada artística. Informou que para esta temporada estão programadas várias exposições individuais e colectivas de artistas consagrados, bem como de novos talentos, e promete boas surpresas para os amantes das artes.

Salientou que desde a sua criação esta galeria tem tido uma contribuição muito positiva para o crescimento e divulgação das artes plásticas no nosso país e no estrangeiro, onde tem tido uma participação regular e positiva. Acrescentou que a galeria tem estado a contribuir também para a formação de jovens talentos que, com a exposição dos seus trabalhos na Tamar Golan, vão despontando nas artes plásticas.

Balanço positivo

Relativamente à temporada passada, considerou-a como tendo sido positiva, na medida em que foram cumpridos todos os objectivos preconizados pela sua instituição. Para este ano, Fernando Pereira anunciou que a galeria vai prosseguir com outras actividades artísticas, tais como “Noites de poesia”, que são realizadas na última Quarta-feira de cada mês, a “Música na rua”, destinada aos meninos de rua, feitas às Segundas e às Quintas-feiras no Largo da Independência. Destacou também o “Médico Palhaço”, que é realizado no Hospital Pediátrico David Bernardino, e a sequência das aulas de “Música” no Centro de Acolhimento Arnaldo Janssen, vulgo “Padre Horácio”, localizado no Palanca.

A Galeria

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos.