Banco Mundial prevê crescimento do PIB de 1,6% em 2018

Banco Mundial prevê crescimento do PIB de 1,6% em 2018

ESPAÇO ANGOLA

• O Banco Mundial reviu em alta de 0,9% para 1,6% a previsão de crescimento da economia angolana em 2018, de acordo com o Global Economic Prospects divulgado no mês corrente.

• A China destacou-se como principal parceiro comercial de Angola de Julho a Setembro, tendo a quota deste país asiático sobre as exportações e importações atingido 53% e 18%, respectivamente.

ESPAÇO INTERNACIONAL

• Reino Unido: A produção industrial aumentou 2,5% durante o mês de Novembro face ao mesmo período de 2016, uma ligeira redução em relação a variação de 4,3% apurada em Outubro.

• China: O índice de preços no consumidor referente ao mês de Dezembro teve uma variação de 1,8% em comparação ao período homólogo.

VISÃO ATLANTICO

• O relatório Global Economic Prospects de Janeiro do ano corrente apresenta uma estimativa de crescimento da economia angolana de 1,6% em 2018, que su-pera em 0,7 p.p. a previsão divulgada no relatório de Junho de 2017.

O registo do Banco Mundial para 2018, representa uma recuperação da economia tendo em consideração a estimativa de 1,2% de crescimento estimado para 2017.

A instituição de Bretton Woods considera que a transição política bem sucedida, associada ao desempenho positivo do sector petrolífero poderão contribuir para a realização de reformas estruturais que melhorem o ambiente de negócios.

• A taxa de inflação homóloga chinesa aumentou de 1,8% em Dezembro, um incremento de 0,1 p.p. em relação ao registo de Novembro. Destaca-se que apesar da tendência manter-se em linha com os objectivos do Governo chinês, o registo situou-se abaixo da DR expectativa dos analistas de 1,9% e do objectivo do Banco Central chinês de 3% de variação do índice de preços no consumidor.