Elias José ameaça abandonar presidência do ASA

Elias José ameaça abandonar presidência do ASA

Depois de o Atlético Sport Aviação (ASA) ter descido de divisão em 2017, o presidente do clube, Elias José, pondera deixar a formação do aeroporto por razões de saúde

Por: Mário Silva

O presidente do Atlético Sport Aviação (ASA), Elias José, disse que estuda a possibilidade de deixar a presidência do clube por motivos de saúde. Elias José explica que não é a crise financeira que o clube vive o motivo que o levará a tomar a decisão supracitada.

Elias José foi reconduzido como presidente do clube para o quadriénio 2017/2020.

Antigo jogador reage

Na senda, O PAÍS ouviu o antigo jogador do ASA Rui Gomes, que mostrou-se bastante indignado. Rui Gomes disse que Elias José é legítimo presidente do clube porque foi eleito pelos sócios do ASA.

O interlocutor reconhece que ao longo da época passada algumas coisas não correram na perfeição, o exemplo é a descida da equipa para a segunda divisão. Rui Gomes salienta que o actual presidente não pode abandonar a presidência porque é necessário uma reunião entre sócios visando o agendamento de uma data para as eleições.

“Acho que o Elias José não deve abandonar o clube, porque temos confiança na sua gestão”, aconselhou o antigo jogador dos aviadores e da Selecção Nacional.

O Atlético Sport Aviação (ASA) conquistou três títulos do Girabola, Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, e igual número de Taças de Angola, a segunda maior prova no calendário da Federação Angolana de futebol (FAF). Joaquim Dinis “Brinca N’areia”, Justino Fernandes, e Domingos Inguila são alguns jogadores que brilharam no clube do aeroporto.

Histórico dos aviadores

O Atlético Sport Aviação (ASA) foi fundado em 1953 (Angola ainda era colónia portuguesa). O primeiro título da história da agremiação foi a Taça de Angola em 1995. Antes da Independência de Angola, o clube havia vencido quatro campeonatos do Girabola da então província Ultra- Marina de Angola, no final da década de sessenta.

Dois jogadores dos Aviadores representaram os Palancas Negras na sua primeira participação no Campeonato do Mundo do rei futebol, prova disputada na Alemanha em Presidente do Atlético Spor Aviação 2006, com o defesa-central Jamba e o avançado Love.