Novo Conselho de Administração do Fundo Soberano toma posse

Novo Conselho de Administração do Fundo Soberano toma posse

O novo Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, nomeado Quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, é empossado hoje, em acto a decorrer no Palácio Presidencial na Cidade Alta

Na sequência da exoneração de José Filomeno dos Santos, que esteve à cabeça da instituição desde a sua criação em 2012, o Chefe de Estado nomeou Carlos Alberto Lopes para presidente do Conselho de Administração.

Laura Alcântara Monteiro, Mi-guel Damião Gago, Pedro Sebastião Teta e Valentina de Sousa Matias Filipe, foram nomeados administradores executivos da referida instituição. Faziam ainda parte do anterior Conselho de Administração, ocupando os cargos de ad-ministradores executivos, Hugo Miguel Évora Gonçalves e Miguel Damião Gago, este reconduzido às mesmas funções.

O FSDEA foi criado para gerir investimentos do Estado angolano tendo tido a seu cargo um valor avaliado em 5 mil milhões de dólares. Nomeado para as actuais funções, Carlos Alberto Lopes foi exonerado do cargo de secretário para os Assuntos Sociais do Presidente da República, tendo sido substituído por Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas.

Também hoje, o Chefe de Estado nomeou José Manuel Mena Abrantes para o cargo de Consultor do Presidente da República. João Lourenço nomeou igualmente, por conveniência de serviço, Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento e Marcolino José Carlos Moco para integrarem o Conselho de Administração da SONANGOL-EP como administradores não executivos. Por último, João Lourenço nomeou Francisca Salomé Massango de Brito para o cargo de directora geral da Unidade de Informação Financeira.

PR recebe em audiência homólogo zimbabueano

Posteriormente ao final da manhã de hoje, o Presidente da República, João Lourenço, vai receber em audiência o seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mangagwa, que tem chegada prevista para hoje, com quem abordará, entre outras, questões atinentes ao processo de preparação de eleições naquele país .