Centro comunitário da Fubu já formou 14 mil jovens

Centro comunitário da Fubu já formou 14 mil jovens

O centro comunitário da juventude do bairro da Fubu abriu as suas portas em 2011, com o propósito de administrar vários cursos profissionais na localidade onde já formou, até ao momento, 14 mil jovens.

POR: Stela Cambamba

Carolina Ricardo, directora do centro comunitário da Juventude do bairro da Fubu, município de Talatona, explica que depois de o país registar o período menos bom em vários sectores devido à crise financeira que atravessou, o centro também não ficou de fora e houve pouca aderência por parte da comunidade aos cursos administrados, pelo facto foram obrigados a deixar de administrar o curso de decoração. Diferente do ano passado onde a procura aumentou, principalmente nos cursos, de pedagogia, educadora de infância, informática, electricidade e pastelaria que houve a necessidade de estender para dois períodos designadamente manhã e tarde.

De acordo com a directora, desde a abertura da instituição até ao momento já foram formados 14 mil jovens em vários cursos administrados, como incentivos optaram em recrutar os alunos que têm notas excelentes para se juntar ao quadro de funcionários. Para entreter a juventude foi lançado no ano passado o programa de caça-talentos, onde os participantes desenvolvem aptidões em dança, teatro, música e artes marciais, “acreditamos que no bairro da Fubu, temos jovens com diferentes habilidades, mas falta-lhes oportunidades para expor, apresentar e uma entidade que os promova”, frisou Carolina Ricardo.

Com o objectivo de entreter os jovens e mantê-los informados, a directora explicou que este ano o centro está a ser preparado para atender aos desafios da juventude actual, “estamos por agora a preparar o anfiteatro da instituição para dentro em breve vir a ser também uma sala de cinema, bem como passar a realizar teatro com frequência”, assegurou Disse ainda, que também pretendem ter um cyber café com internet de banda larga, tendo em conta o grande número de jovens que tem a região, os passos já estão em curso para tornar este propósito uma realidade, sendo que receberam encontos com os representantes do sector da tecnologia e informação e meteorologia que se propuseram para ajudar.

Os cursos leccionados no centro comunitário da juventude da Fubu, vão desde pastelaria, culinária, cabeleiro, vigilante de infância e escolar, caligrafia, pedagogia, secretariado executivo e ética profissional, contabilidade geral, gestão de recursos humanos e marketing, electricidade básica, atendimento ao cliente e promoção de venda, informática e inglês. A instituição trabalha em dois períodos.