Educação em Cacuaco desmantela burlador

Educação em Cacuaco desmantela burlador

O suposto burlador cobrava até 300 mil kz em troca de uma vaga como professor e 50 mil para o aluno ou encarregado que solicitasse por um lugar em qualquer escola de Cacuaco

Por: Milton Manaça

De acordo com o director da Educação deste município, Domingos Bumba, um cidadão que já se encontra a contas com a justiça, recebia o dinheiro em seu nome, tal como relataram as vítimas.

O caso terminou na última Sexta-feira, quando os queixosos interpelaram o responsável da Educação alegando que teriam sido vítimas de uma burla de alguém que agia em nome de Domingos Bumba. Para a vaga de professor, os burlados informaram que o suposto funcionário do sector da Educação no município cobrava até 300 mil Kwanzas para cada vaga. Já para se ter acesso a um lugar nas escolas, era cobrado a cada aluno ou encarregado interessado o valor de 50 mil Kwanzas.

O responsável disse desconhecer o “modus operandi” do suposto burlador e nem sabia se actuava em colaboração com outras pessoas, tendo descartado a participação de funcionários do seu pelouro neste crime. Domingos Bumba explicou a este jornal que as denúncias surgiram por intermédio de dois jovens que fazem parte do grupo de burlados que já terão pago 50 por cento do valor solicitado para serem admitidos como professores.

“Um cidadão andou a receber dinheiro em nome do director municipal da Educação e quando os burlados vieram ter comigo, pedi que me mostrassem o senhor e depois chamei a Polícia. Nós nem sabemos como eles agiam”, disse Domingos Bumba, reforçando que se desconhece se por acaso será uma rede que actua no município do Cacuaco.

O suposto burlador e os queixosos foram levados pela Polícia e o responsável disse acreditar que dará o devido tratamento do caso. Importa referir que na última semana, em Luanda, foram várias as denúncias de cobranças ilegais para confirmações, sendo que no distrito urbano do Ramiros uma acção culminou com a detenção dos responsáveis da Escola do primeiro ciclo número 2104. As matrículas nas escolas do ensino geral em todo país começam hoje (Segunda-feira, 15).