Campeão africano disputa torneio em Florianópolis

Campeão africano disputa torneio em Florianópolis

O tri campeão africano de juniores, David Silva, participa de 19 a 26 de Janeiro no Torneio Internacional de Xadrez, na cidade de Florianópolis, Brasil. O mestre internacional angolano assegurou a este jornal que pretende melhorar a sua pontuação. Aliás, David Silva adiantou que está preparado para conquistar o título de Grande Mestre no desporto ciência.

Por: Madona Lourenço

“Quero fazer cinquenta pontos neste torneio, isto é que vai habilitar-me a atingir o rating”, afirmou o tri campeão africano. No ano passado, em Dezembro, o internacional angolano voltou a escrever o seu nome na galeria dos vencedores. Em Lomé, no Togo, David Silva bateu a concorrência, sendo que defrontou adversários com créditos firmados no continente. O atleta do progresso da Sambizanga começou a dar os primeiros passos na Escola Macovi, no Bairro Popular, em Luanda, durante dois anos. Depois desse período, transferiu- se para a formação sambila por via de um convénio entre as duas formações.

Assim, David Silva junta-se a Esperança Caxita e a argelina Lina Nassr, também mestres internacionais. Nos escalões jovens, Angola continua a dar cartas nas competições internacionais com nomes que dispensam apresentações. Amorim Agnelo, Adérito Pedro e Valquíria Rocha são alguns dos xadrezistas que continuam a levar a bandeira de Angola nas outras paragens.