Duplo atentado suicida deixa mais de 30 mortos em Bagdad

Duplo atentado suicida deixa mais de 30 mortos em Bagdad

Um duplo atentado suicida deixou pelo menos 31 mortos no centro de Bagdad nesta Segunda-feira (15), o segundo ataque desse tipo em três dias na capital iraquiana – informou o governo.

Actualizando o balanço anterior, o director- geral de Saúde para a parte leste de Bagdad, Abdel Ghani al-Saadi, disse que foram “31 mortos e 94 feridos”. “Dois suicidas detonaram-se na praça Al Tayaran no centro de Bagdad”, anunciou antes o por-ta-voz do comando conjunto de operações iraquiano, general Saad Maan.

A praça Al Tayaran é uma importante zona comercial de Bagdad e um ponto de encontro para os trabalhadores que se reúnem ali desde o início do dia em busca de oportunidades. Já foi alvo de ataques, muitos deles letais, em diferentes ocasiões. Várias ambulâncias chegaram ao local do atentado, para onde foi mobilizado um forte dispositivo de segurança.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até ao momento. Em Dezembro, o Iraque anunciou o “fim da guerra” contra o grupo Estado Islâmico (EI), expulso da região de Bagdad e do conjunto das zonas urbanas e habitadas que controlava no país. Ainda há, porém, células extremistas activas ao norte da capital iraquiana. O EI cometeu inúmeros atentados em Bagdad e no resto do Iraque.