ExxonMobil doa USD 2,5 milhões a programas comunitários

ExxonMobil doa USD 2,5 milhões a programas comunitários

Os projectos nas áreas da saúde, educação, e outros, serão desenvolvidos a nível de nove províncias do país, em benefício das comunidades

Por: Stella Cambamba

A petrolífera ExxonMobil Angola, na pessoa do seu director geral, Andre Kostelnik, fez a entrega, ontem, em Luanda, de um cheque no valor de 2,5 milhões e cinco mil dólares para a implementação de programas estratégicos nas comunidades, nas áreas da saúde, educação, empoderamento e desenvolvimento das mulheres e preservação do ambiente.

Na área da educação, os fundos serão usados para apoiar a construção de escolas primárias destinadas a atender crianças que se encontram fora do sistema de ensino. Reafirmou o seu apoio na conservação da Palanca Negra Gigante, um projecto ao qual se juntou em 2005 e que contribuiu para trazer de volta este símbolo nacional em perigo de extinção.

A entrega do cheque foi feita em presença do secretário de Estado do Ambinete, Joaquim Manuel, que agradeceu o apoio da instituição, considerada um parceiro do Governo, nas lutas contra a pobreza, as grandes epidemias, na reabilitação dos parques nacionais, bem como na proteção da Palanca Negra Gigante.

“Agrademos o apoio que a empresa concedeu ao Governo de Angola, especialmente ao Ministério do Ambiente, por ser um parceiro que ajuda na protecção e no empoderamento das comunidades que vivem nas áreas de conservação”.

Disse ainda que o Ministério do Ambiente gostaria de manter a parceria, porém noutras vertentes, como na melhoria do saneamento ambiental, para garantir uma diminuição das grandes epidemias, como o caso da cólera e do paludismo.