Egipto, Sudão e Etiópia reúnem-se em Addis Abeba à margem da cimeira da UA

A cimeira tripartida entre o Egipto, a Etiópia e o Sudão iniciou-se ontem, Segunda-feira, 29, em Addis Abeba, à margem da conferência dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) ainda em curso em Addis Abeba, anunciou a televisão pública egípcia.

O encontro reúne os presidentes egípcio e sudanês, Abdel Fattah Al-Sissi e Omar el-Béchir, respetivamente, e o primeiroministro etíope, Haile Mariam Dessalegn, O Presidente Sissi manteve ontem, de manhã, uma sessão bilateral com o primeiroministro Dessalegn, alguns momentos antes do início da cimeira tripartida propriamente dita, indicou a mesma fonte.

O Egipto, o Sudão e a Etiópia vão aproveitar oportunidade para refletir sobre os últimos desenvolvimentos ligados ao processo da barragem “A Renascença” , às relações de cooperação entre os três na sequência de distúrbios registados entre o Egipto e a Etiópia após a construção da barragem “A Renascença”.

O fórum vai versar ainda sobre a influência desta infra-estrutura na quota do Egipto das águas do Nilo e sobre sobre diferentes questões, das quais o litígio fronteiriço entre o Egipto e o Sudão, assinala-se.