Fabricantes alemães acusados de testar diesel com macacos e humanos

Os fabricantes de automóveis alemães Volkswagen, Daimler e BMW confrontavamse nesta Segunda-feira com informações da imprensa segundo as quais foram realizados testes de emissões de gás com macacos e também humanos. Desde Sábado, a Volkswagen afirma que “toma claramente distância de qualquer forma de maus-tratos animais”, após a revelação do jornal The New York Times sobre testes realizados com macacos pelas três empresas citadas, e também pelo grupo alemão Bosch.

Os testes foram realizados em 2014 em território americano por parte de um organismo europeu de saúde no sector do transporte, o UEGT, fundado pelos quatro grupos. Mas o caso adquiriu uma nova dimensão nesta Segunda, quando o jornal alemão Süddeutsche Zeitung afirmou que estes testes sobre os efeitos de inalação de óxidos de nitrogênio (NOx) também foram realizados com 25 humanos com boa saúde.

Bernd Althusmann, ministro da Economia da Baixa Saxônia, um presestado federal accionista da VW, classificou essas experiências de “absurdos indesculpáveis”, informou a agência DPA. No final de 2015, o grupo Volkswagen admitiu ter equipado 11 milhões de veículos diesel com um programa de computador que falseava os testes antipoluição e ocultava as emissões que eram, às vezes, 40 vezes superiores ao autorizado pelas normas vigentes.

Depois do “dieselgate”, as montadoras alemãs decidiram acabar com a atividade do UEGT, actualmente em liquidação, segundo o Süddeutsche Zeitung.