loader

Girabola Zap 2018 termina em Agosto

Ao contrário dos anos anteriores, em que o Girabola Zap começava em Fevereiro e terminava em Novembro, a FAF e os clubes decidiram, ontem, que o Campeonato Nacional deste ano encerra em Agosto, para uniformizar o calendário de competições com outros países africanos.

POR: Mário Silva

A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) e os clubes decidiram, ontem, que o Girabola Zap 2018 começa no dia 9 deste mês e termina em Agosto, em reunião realizada na sede da Federação, em Luanda. Deste modo, o Campeonato Nacional 2018 será disputado em seis meses, ao contrário dos nove das edições anteriores, ou seja, a prova começava em Fevereiro e termina em Novembro.

Para este ano, as equipas vão cumprir as merecidas férias em Setembro, ao passo que em Outubro arranca o Campeonto Nacional 2019.Assim, a FAF responde positivamente ao que foi deliberado pelo Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), que uniformizou o calendário de provas por parte de todos os seus filiados.

O presidente do Conselho Técnico da FAF, Jeremias Simão, reconheceu que as equipas fizeram bem o trabalho de casa, por isso foi fácil chegar-se ao consenso Jeremias Simão explicou que o modelo aprovado obriga as equipas a jogarem aos dia de semana e ao fim-de-semana. “Sabemos que será um campeonato árduo, sobretudo pelas dificuldades que o país está a viver. Aliás, é bom esclarecer que o vice-campeão do Girabola 2018 vai representar o país na Taça Nelson Mandela”, disse.

FAF cancela Taça de Angola e Supertaça

Depois da aprovação do novo modelo de disputa do Girabola Zap, a direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) e os clubes decidiram anular este ano a disputa da Taça de Angola, segunda maior prova do país, devido ao calendário apertado e os elevados gastos financeiros. Por outro lado, o 1º de Agosto (bi-campeão nacional) e o Petro de Luanda, detentor do troféu, já não vão disputar a Supertaça, prova que abre a temporada futebolística no país, porque os jogadores da equipa tricolor que representaram a Selecção Nacional no CHAN regressam apenas amanhã ao país. Por este facto, a FAF e dois clubes supracitados decidiram cancelar a Supertaça 2018.

Últimas Notícias