Rose McGowan conta em livro os detalhes do episódio com Harvey Weinstein

Rose McGowan conta em livro os detalhes do episódio com Harvey Weinstein

Depois das denúncias, os detalhes de como tudo aconteceu. A actriz americana escreveu “Brave”, um livro de memórias no qual recorda os momentos em que diz ter sido assediada e abusada pelo produtor, Harvey Weinstein

É num livro de memórias, com o título Brave, que a actriz Rose McGowan detalha o episódio em que alegadamente foi assediada por Harvey Weinstein, depois de mais de 20 anos a acusar o produtor de cinema.

A actriz diz que tudo aconteceu na altura em que conheceu Weinstein. No livro agora publicado, McGowan, que participou em filmes como “Encino Man” e “Grindhouse”, conta que conheceu o produtor de cinema, a quem se refere sempre como “o monstro”, na rodagem de “Going All The Way”, em 1997, durante o festival de cinema de Sundance.

Hoje, a actriz de 44 anos, conta que aos 23 Weinstein a convidou para jantar num restaurante, mas depois alterou o encontro para um quarto de hotel, o que fez com que McGowan na altura pensasse que fosse um momento importante na sua carreira.

A actriz alega que pouco depois o produtor a levou para dentro do jacuzzi e abusou dela. Mais tarde, o produtor chegou a referir-se a McGowan com uma “amiga especial”, adianta o jornal The Guardian.

“Senti-me suja. Pensei que talvez eu o tivesse tentado a fazer o que me fez, o que me fez sentir ainda mais suja e doente”, escreve a actriz no livro. Aquilo que a actriz também recorda em Brave é a luta que travou durante anos contra “os homens sagrados de Hollywood”. Tendo crescido na cultura poligâmica das Crianças de Deus, em Itália, a actriz conta que escapou para a América depois de alguns dos líderes desse mesmo grupo terem começado a defender os abusos infantis.

Depois de, em adolescente, ter estado numa relação também abusiva e de ter dormido na rua algumas vezes, decidiu não apresentar queixa contra o produtor, porque tudo isto se viraria contra ela, aponta o Guardian, citando o livro. Em Brave, Rose McGowan fala também do casamento com o realizador Robert Rodriguez, que acusou de se ter aproveitado do que sabia sobre o que se tinha passado com Weinstein para a punir numa das cenas do filme “Planeta Terror”, em que a personagem de McGowan é violada. Em 1997, a actriz e o produtor chegaram a acordo — McGowan receberia 100 mil dólares (80 mil euros) — mas o acordo não incluía uma cláusula de confidencialidade, acrescenta o The New York Times. “Eu tinha os meus advogados a dizerem-me para aceitar o acordo e financiar o cinema”, disse a actriz numa entrevista, citada pelo mesmo jornal. Mais tarde, Rose McGowan pediu 6 milhões de dólares (4 milhões de euros), mas ao mesmo tempo pensou que não queria o dinheiro do produtor.

Muitas das mulheres que acusam Harvey Weinstein de as ter, alegadamente, assediado sexualmente, contam que à semelhança do que aconteceu com McGowan, também elas foram convidadas para ir até aos quartos de hotel do produtor, onde eram forçadas a fazer sexo oral, adianta também o New York Times. Estas alegações foram sempre negadas por Weinstein.

Fonte: Observador