Calçadão da Ilha de Luanda acolhe 75ª Edição da Feira de Artesanato

Calçadão da Ilha de Luanda acolhe 75ª Edição da Feira de Artesanato

É já amanhã, 3 de Fevereiro, que se abrem as cortinas para a 75ª edição da Feira de Artesanato Urbano de Angola, no Calçadão da Ilha de Luanda, das 9 às 18 horas, com a participação de mais de 50 feirantes.

POR: Antónia Gonçalo

A feira realiza-se no primeiro Sábado de cada mês, num espaço único, apresenta uma variedade artigos elaborados com técnicas diferentes nas especialidades de cestaria, cerâmica, bijutaria, escultura em madeira, pintura, vidro artístico, costura, crochet, cartonagem e gastronomia. Os produtos gastronómicos resumem- se aos sumos naturais e quitutes da cozinha angolana. A coordenadora do evento, Henda Traça, refere que os participantes são cidadãos que, apesar de outras ocupações, praticam o artesanato.

O evento permite aos artesãos exibirem as suas obras, venderem- nas e interagirem, tanto entre si, assim como com potenciais clientes e apreciadores. A coordenadora realçou que em cada edição, a presença do público aumenta, um facto deveras motivador para a organização do evento. “A feira tem ajudado os cidadãos a adquirirem peças diversas, visto que anteriormente procuravam peças de fabrico industrial. Eles aprendem cada vez mais a valorizar o artesanato”, atestou.

Produção

Henda Traça lamentou que, muitas vezes, os artesãos não participam no evento por não terem produção, falta de matéria-prima no país. Apesar do facto, aconselhouos a aproveitarem os materiais disponíveis no mercado nacional, como a madeira, sementes, fibras, vidros e optarem pela reciclagem de alguns artigos. “Não devemos fazer somente coisas que fiquem dependentes da importação. Devemos aproveitar os recursos ao nosso dispor e optar pela criatividade

. Noutros países africanos vemos a casca de múcua e de coco a serem utilizados na arte”, exemplificou. Quanto ao número de participantes, a coordenadora do evento referiu que por se tratar do segundo mês do ano, os artesãos encontram-se em fase de produção. Realçou que nas edições anteriores o número de participantes tem sido superior.

Bazar de variedades

Esta actividade é realizada no terceiro Sábado de cada mês, ao longo da qual os cidadãos comercializam artigos diversos, como livros, roupa e calçado.

Sobre a feira

A primeira edição da Feira de Artesanato Urbano de Angola foi realizada em Dezembro de 2011, no mesmo espaço em que até hoje tem lugar. Começou com um grupo de sete mulheres, todas artesãs, algumas das quais praticam o artesanato como hobby, outras como actividade principal. Porém, actualmente conta com três: Henda Traça, Verena Góis e Virgínia Inglês. O seu objectivo é divulgar o artesanato que se faz em Angola, para além de garantir que os artesãos exponham e vendam o seu trabalho, além de incentivar, motivar, inspirar as pessoas a criarem. A organização do evento pretende ainda que a feira seja uma plataforma para a valorização e promoção do artesanato angolano.