Detido falso polícia no Zaire

Os efectivos do Serviço Provincial de Investigação Criminal (SPIC) no Zaire detiveram, na Quarta-feira, um cidadão de 25 anos de idade que se fazia passar por membro da corporação e com possibilidade de enquadrar pessoas a troco de 90 mil Kwanzas. Sousa António Dias, mais conhecido por Minino de Ouro, foi detido através de uma denúncia anónima dos moradores do bairro Sagrada Esperança, município de Mbanza Kongo, segundo apurou OPAÍS. “Ele passava-se por oficial da Polícia Nacional, pertencente à Direcção de Recursos Humanos do Comando Provincial do Zaire, recebia dinheiro e processos de indivíduos interessados em fazer parte da corporação fazendo falsas promessas”, declarou uma fonte.

O detido será encaminhado ao Ministério Público para o primeiro interrogatório, a fim de que o processo siga os trâmites legais. O Comando da Polícia Nacional no Zaire apresentou também, ontem, à imprensa, 15 cidadãos acusados de cometerem diversos crimes detidos durante uma micro operação realizada recentemente na sede da capital da província. Os supostos marginais são acusados de terem cometido os crimes de furto, roubo qualificado, posse e venda de estupefacientes e ofensas corporais graves. Da referida operação resultou igualmente a recuperação de uma motorizada, cadeiras plásticas, colunas de som e televisores, assim como a apreensão de liamba.

O porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Zaire, Carlos Fidel, declarou, na ocasião, que foi intensificado o patrulhamento apeado ou auto e as buscas dirigidas nos bairros 11 de Novembro, Martins Quidito e Sagrada Esperança, em Mbanza Kogo, com o propósito de se repôr a paz e estabilidade pública.