loader

Grupo Tchaco-Tchaco participa no entrudo em Luanda

O grupo carnavalesco Tchaco-Tchaco, do bairro Lombo-Lombo, cidade de Cabinda, representará a província no desfile central do carnaval 2018, em Luanda, afirmou esta Quarta-feira o porta-voz de entrudo local, Simão Capita.

Simão Capita adiantou que, por convite do Ministério da Cultura, o Tchaco-Tchaco representará apenas a cultura de Cabinda e não vem para competir. Composto por oitenta elementos, a deslocação do grupo à Luanda contará com o apoio da Força Área das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Fundado em 2009, por António Ferro, etimologicamente, Tcha-Tchaco significa “aquilo que é nosso ninguém tira”. O grupo já venceu três edições do Carnaval provincial de Cabinda, em 2015, 2016 e 2017.

No seu reportório, representa a dança Mayeye, um dos géneros da cultura do subgrupo etnolinguístico Oio, do Sul da província de Cabinda, exibido em festividades tradicionais e de salão. O cancioneiro transmite mensagens sobre a importância dos valores positivos e dos hábitos e costumes para a geração jovem, como salvaguarda da identidade cultural local.

Últimas Notícias