loader

Início de ano e desintoxicação

Acabo de aterrar em Luanda. Ainda estando em Bangkok uma amiga minha, Nayole, exímia professora de Yoga, contactou-me a pedir- me que fale um pouco sobre desintoxicação, após as loucuras das festas do Natal e Fim de Ano. Durante os meses de Dezembro e Janeiro, recebi na minha clínica em Bangkok, umas centenas de pessoas, a requererem o meu programa de desintoxicação e rejuvenescimento.

POR: Luís Filipe

O programa tem a duração de 7 semanas e consiste nas seguintes terapias da Medicina Tradicional Chinesa: 1 – Dieta e nutrição segundo os conceitos da MTC 2 – Fitoterapia Chinesa 3 – Acupunctura, moxabustão, ventosaterapia, massagem Tui -Na 4 – Exercícios Físicos ( Tai – Chi ; Chi- Kung, Yoga) 5 – Meditação. No primeiro dia o paciente é avaliado segundo os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e quando necessário, segundo o diagnóstico da Biomedicina (Medicina Ocidental). Uma vez avaliado o paciente entra na primeira semana do programa. Inicia-se a desintoxicação. A principal preocupação dos mestres que trabalham connosco é mudar a alimentação do paciente. Equilibrá-la a nível de Yin – Yang. Assim, Aconselhamos a seguinte dieta (sendo ela sempre ajustada para cada caso): 1 – 50% do volume de cada refeição precisa corresponder a cereais integrais cozidos e com variedade.

2 – 5% do volume da alimentação diária precisa de ser na forma de sopa. 3 – Cerca de 20 a 30% de cada refeição deve incluir vegetais. 2/3 destes vegetais devem ser cozidos de várias formas: passagem rápida pela gordura vegetal (azeite virgem, óleo de sésamo) conhecido por sautée ou salteados, no vapor, na simples fervura ou no forno. A restante percentagem podem ser consumidos crus em forma de salada. 4 – 10 a 15% da ingestão diária de alimentos precisa corresponder a leguminosas e algas marinhas. Nesta primeira semana, o paciente já inicia tratamentos de acupunctura e começa também a tomar algumas fórmulas fitoterápicas. Na segunda semana a preocupação da nossa equipe é devolver ao paciente a restauração de um sono reparador.

É de grande importância nesta fase o uso da fitoterapia. Temos várias fórmulas como An Mian Ling, Yang Xue Na Shen Pian; Na Shen Xiao Yao San; Shen Mian Wan e a poderosa fórmula Qing Huo Shen Mian Fang geralmente prescrita para grandes executivos que não conseguem relaxar e desligarem – se do mundo do trabalho. Nesta fase o paciente o paciente também recebe tratamentos de acupunctura e costumamos aconselhar também prática de exercício físico. Na terceira semana o objectivo é aumentar a energia vital e a saúde sexual. Também aqui tanto a acupunctura, como a fitoterapia tem grande importância. Na quarta semana o tratamento consistirá em reduzir o stress e melhorar o humor. Aqui utilizamos várias terapias tais como: Fitoterapia, Acupunctura, Ventosaterapia, Moxabustão, massagem chinesa Tui –Na e exercício físico. Na quinta semana debruçamo- nos em fortalecer a imunidade.

Aconselhamos o paciente a tomar fórmulas herbais específicas para este efeito e também sessões de acupunctura. Na sexta semana debruçamo- nos em fortificar o coração. A fitoterapia tem um papel fundamental, assim como a acupunctura e o exercício físico. Na sétima e última semana, o nosso tratamento incide em fortificar as funções do cérebro (rapidez de raciocínio e aumentar a memória). Nesta fase aconselhamos o consumo de diversas fórmulas herbais chinesas poderosas, assim como sessões de acupunctura. Em Angola, tenho apenas feito este programa para expatriados. A dificuldade de se obter a fitoterapia e outros materiais clínicos, impossibilitam-me de estender este programa à sociedade angolana.

Últimas Notícias